Flamengo e Palmeiras entram em campo neste sábado (27), às 17h (Brasília), no Estádio Centenário de Montevidéu para disputar a final da Libertadores. Antes da partida, as duas equipes nunca haviam se enfrentado na história da competição.
No torneio, o Rubro-Negro já venceu 390 partidas e o Alviverde 209. O Malvadão carrega a maior média de gols em toda a história: 1,91.
Em Montevidéu, tanto o Mais Querido, quanto o Palmeiras buscam o sonho do tricampeonato. A diferença, no entanto, é que o Porco acumula quatro finais perdidas e o Flamengo venceu as duas que disputou (1981 e 2019).
Leia também: Palmeiras x Flamengo: Jornalistas explicam como devem jogar as equipes na final
É a primeira vez na história em que a Libertadores tem uma final que reúne os dois últimos campeões. O Fla venceu o River Plate em 2019, no que foi considerada a maior final da historia da competição. O Alviverde foi bicampeão em 2020, quando Cuca, então técnico do Santos, foi expulso e dispersou a atenção do Peixe.
Os dois times dominam o cenário do futebol brasileiro. O Verdão se reforçou com o patrocínio de Paulo Nobre, ex-presidente do clube e com o de Leila Pereira. A atual presidente do clube e da Crefisa, patrocina o clube a mais de seis anos. Já o Fla apostou na responsabilidade, reforço de equipe, gestão, marca e torcida.
Uma final brasileira no Centenário
A decisão deste sábado (27) será a quinta entre equipes do mesmo país.
2005 – São Paulo x Atlético-PR (Campeão: São Paulo)
2006 – São Paulo X Internacional (Campeão: Internacional)
2018 – River Plate X Boca Juniors (Campeão: River)
2020 – Palmeiras X Santos (Campeão: Palmeiras)
O confronto final entre Flamengo e Palmeiras terá como palco o estádio Centenário de Montevidéu. A cancha é a que mais recebeu jogos da Libertadores na história. Serão 413 após o apito final do arbitro Néstor Pitana. Além disso, é a primeira vez em que dois times brasileiros disputam uma partida no espaço.
Histórico das equipes na atual edição da Libertadores
O Flamengo está há cinco jogos invictos contra equipes nacionais na Libertadores. São três vitórias e dois empates. O Palmeiras detém o mesmo feito, são duas vitórias e três empates.
O Alviverde de Abel Ferreira perdeu apenas dois de 19 jogos na Libertadores. Está invicto há sete jogos, sua melhor marca na competição.
Já o rubro-negro de Renato Gaúcho é o clube com mais vitórias na história do torneio, 50 ao todo. Com o Fla, o técnico vive sua sequência mais vitoriosa: são seis.
Gabigol é o goleador desta edição da Copa Libertadores, são 10 gols. Além disso, se marcar mais um hoje torna-se o brasileiro com mais gols em finais da história do torneio.
O goleiro Weverton está há sete jogos sem tomar gol, mas se depender do Flamengo não continuará assim.
O Mais Querido estufou as redes 32 vezes, já o Palmeiras fez 27 gols, tendo oito sido de bola parada, um a menos do que o Fla. O Rubro-Negro tem média de 2.67 gols e o Verdão 2.25. A média da competição é de apenas 1.36.
O Mengo tem em média 14.1 finalizações e o Palmeiras 12.7.
O Flamengo tem em média 56.4% de posse de bola. O Palmeiras chega a final com 44.6%. Na média de passes, o Fla também supera o adversário: 498.5 contra 372.2. A efetividade é de: 84.4% do Fla contra 80.5% do Porco.
O carioca tem em média 105.4 duelos contra 95.5 do time paulista nessa edição. Destes duelos o Mengo ganhou 55.9% e o Palmeiras 51.2%. O Mais Querido possui 28 duelos em média por jogo e vence 54.2%. Em contrapartida, o Palmeiras tem 26.3 com efetividade de 53.2%.
Leia mais: Relembre alguns dos gols mais marcantes do Flamengo sobre o Palmeiras
Faltas cometidas
Flamengo: 11.1
Palmeiras: 12.8
Faltas recebidas:
Flamengo: 13.3
Palmeiras: 14.2
Amarelos
Flamengo: 34
Palmeiras : 24
Os times tiveram dois vermelhos cada.
Mapas e gráficos
Chutes a gol das equipes em toda a campanha
Palmeiras: Foram 152 chutes no total, 93 dentro da área, 59 de fora da área e 27 gols.
Leia mais: Arrascaeta será titular do Flamengo na final da Libertadores, cravam jornalistas
Flamengo: Foram 169 chutes no total, 104 dentro da área e 65 fora dela. 32 gols foram marcados.
O gráfico a seguir contempla as três últimas partidas jogadas pelas duas equipes. O tamanho dos círculos têm relação com a quantidade de vezes que cada jogador tocou na bola. Em cinza, estão os jogadores que entraram em campo após o início da partida. Os dados são da Opta Stats Perform.
Leia mais: Nelson Rodrigues já dizia: O Flamengo está entre as três maiores instituições do país
Pelo Flamengo, o atacante Gabigol possui o maior número de finalizações nesta Libertadores: foram 37. Destas, 21 foram no alvo e 10 balançaram a rede. Oito delas de fora da área, e somente uma pela esquerda de ataque.
Veja no gráfico:
Leia mais: Análise: Arrascaeta ou Michael? Prós e contras de cada um para a final da Libertadores
Os números de Rony pelo Palmeiras:
Porcentagem de toque de bola nas diferentes zonas do campo das duas equipes:
Leia mais: Abel Ferreira revela que estrela do Palmeiras será titular; veja provável escalação
Os jogadores que mais entraram e os que mais saíram no decorrer das partidas:
Flamengo:
Palmeiras:
Mapeamento de faltas por zona:
Leia mais: “Hinchas del Flamengo”: Uruguaios se surpreendem com a invasão rubro-negra a Montevidéu
Na brasileira busca pela Glória Eterna, Flamengo e Palmeiras entram em campo neste sábado (27), às 17h, no Estádio Centenário de Montevidéu.