Felipe Fernandes de Lima foi escolhido para ser o árbitro de Flamengo x São Paulo. O confronto, válido pela 13ª rodada do Brasileirão, ocorre no Maracanã, neste domingo, às 16h.
O árbitro será auxiliado pelos seus conterrâneos Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva, de Minas Gerais. Além disso, estará na beira do campo o quarto árbitro Grazianni Maciel Rocha (RJ).
Na cabine de vídeo, quem comanda é Emerson de Almeida Ferreira (MG). Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Giulliano Bozzano (MG) o auxiliam.
Leia também: Flamengo x São Paulo: onde assistir, horário e provável escalação
Com apenas 34 anos, o árbitro nunca apitou jogo do Flamengo. Seu currículo na Série A se iniciou no final de 2019, quando comandou o jogo entre Grêmio e Chapecoense, no qual distribuiu 7 cartões amarelos.
Na partida, Felipe Fernandes assinalou pênalti polêmico para o Grêmio nos acréscimos, mas o VAR recomendou a revisão e ele anulou a marcação.
Além desse jogo, o árbitro apitou outras 21 partidas na primeira divisão. No confronto Flamengo x São Paulo, ele conhece apenas o adversário do Mais Querido: foram dois jogos do tricolor, cada um em uma temporada.
Em 2020, aplicou 8 cartões amarelos em São Paulo x Sport, quando o tricolor era líder da competição. Já nessa edição, Felipe Fernandes distribuiu 10 cartões em Ceará x São Paulo, o que é preocupante para uma equipe que prefere um jogo menos truncado para comandar as ações, que é o caso do Flamengo.
No entanto, o alto uso das advertências pode ser positiva em mais um Flamengo x São Paulo. Com o talento de Éverton Ribeiro, a coragem de Michael em partir para cima e a velocidade mortal de Bruno Henrique, o Flamengo pode forçar cartões na equipe adversária, como foi em Flamengo x Defensa Y Justicia.
Agora, o desafio do Flamengo contra o São Paulo é vencer depois de quatro anos. Na última temporada, principalmente, o Flamengo sofreu com o tricolor, perdendo as duas do Brasileiro (uma de goleada no Maracanã) e outras duas na Copa do Brasil, que culminaram na eliminação do Mais Querido.
O Flamengo derrotou o São Paulo pela última vez em 2017, na Ilha do Urubu. Na ocasião, Rogério Ceni era treinador do tricolor e foi demitido após a partida. Os gols foram marcados por Diego e Guerrero, de falta, outro tabu que permeia a Gávea.