31.6 C
Rio de Janeiro
terça-feira, janeiro 26, 2021

A evolução de Éverton: de motorzinho à peça indispensável

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notoriamente reconhecido pela torcida como o motorzinho, Éverton evoluiu em 2017 e tem números que classificam a atual temporada como a melhor dele pelo Flamengo. Sem dúvidas é um destaque da equipe, pois é o segundo jogador que mais participou de jogadas de gol (assistência ou finalização) e também o segundo atleta do atual elenco com mais jogos pelo clube, perdendo apenas para o experiente zagueiro Juan: já são 242 jogos oficiais disputados com o Manto Sagrado.

O meia-atacante está em sua segunda passagem pelo clube carioca. Iniciou sua trajetória na equipe em 2008, saindo no ano seguinte. Após boa passagem pelo Atlético-PR, foi contratado novamente em 2014, e seu contrato com o Flamengo vai até dezembro de 2019.

Números de Éverton no Flamengo – por temporada

 

 

Estatísticas – Temporada 2017

 

Em 2017, Éverton Cardoso disputou 53 jogos. Em apenas um deles, entrou no decorrer da partida. Participou de 23 gols do Flamengo na temporada. Dessa forma, na soma entre tentos e passes para gol, é superado apenas por Paolo Guerrero (28). O atleta deu 1219 passes certos e realizou 66 desarmes.

O ponta está a um gol de sua melhor marca pelo Flamengo. Sua melhor marca em um ano foi em 2014, quando balançou as redes 10 vezes com a camisa rubro-negra, número já igualado na atual temporada. Em 2017, Éverton marcou gols nos 3 principais rivais cariocas: no Botafogo (Carioca), Vasco (Brasileiro) e Fluminense (em momentos decisivos do Campeonato Carioca e Sul Americana).

Outro fato importante é o quesito assistências. Éverton deu 13 assistências em 2017 (até o momento). Destas, sete foram no Campeonato Brasileiro 2017. Até o ano passado, ele tinha no total 21 passes que resultaram em gol, o que mostra que, em 2017, o jogador teve um aumento significativo na capacidade de colocar os companheiros em condições de finalizar. Na própria Copa Sul Americana é o líder isolado em assistências: são 4 em 5 jogos.

Desempenho no Brasileirão 2017

 

No Brasileirão 2017, o atleta disputou 26 jogos, anotou 4 gols, deu 6 assistências, levou 6 cartões amarelos, tem 87% de aproveitamento nos passes (acertou 663 e errou 94) e realizou 43 desarmes.

Os números mostram que o Éverton atualmente é um das principais peças no ataque do Flamengo e isso vem complementar outra característica já reconhecida pela torcida: a capacidade de dar dinâmica ao jogo, o conhecido motorzinho da equipe. O atleta é sempre um dos pontos mais acionados quando o time tem a bola no campo adversário e é disparado o que mais cruza a redonda à área adversária. No total ele fez 187 cruzamentos, acertando 45, tendo um aproveitamento de 24%.

O número sozinho faz parecer que se trata de um dos jogadores que mais desperdiça jogadas de ataque, mas, na verdade, é o oposto. Everton é o segundo jogador que mais acerta cruzamentos, apenas atrás de Diego, que consegue fazer com que a bola chegue a um companheiro em 31% das vezes que a alça à área. Everton Ribeiro, por exemplo, tem aproveitamento de 21%, Para 22% e Trauco 18%.

 

Vale lembrar que nesse Campeonato Brasileiro, o Flamengo realizou 745 cruzamentos errados e acertou 210, chegando assim à 21,98% de aproveitamento. Éverton é um dos que aumentam a média da equipe.

Jogar sem Éverton? Apenas em partidas de menor peso

O jogador ficou fora de 22 partidas na temporada: 7 no Carioca, 8 no Brasileiro, 2 na Libertadores, 2 na Copa do Brasil, 2 na Primeira Liga e 1 na Sul Americana. Na maioria delas, foi poupado para “confrontos mais importantes” ou quando era suspenso. De jogos importante não participou apenas dos duelos contra o Atlético Paranaense, pela Libertadores, pois estava lesionado. Nas partidas sem ele o Flamengo soma 62% (11V – 8E – 3D). Já com Éverton em campo, o Mengo contabiliza 59%: 26 vitórias, 16 empates e 11 derrotas.

 

Esses foram os jogos onde Everton não participou nesse ano. Perceba que, na maioria das vezes, os jogos eram contra equipes de “menor expressão”.

Créditos nas estatísticas de cruzamentos, passes e desarmes: Footstats

Créditos na imagem destacada: Gilvan de Souza/Flamengo

 

Adriano Skrzypa é estudante de Educação Física e apaixonado por números no futebol. Siga-o no Twitter: @FlamengoNumeros


Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: [email protected].

Notícias do Flamengo

- Advertisement -

Blogs