Atualmente, diversas pesquisas apontam o Flamengo como o clube de maior torcida em todo o Brasil, estando disparado à frente do segundo colocado, o Corinthians, com quase 10 milhões de torcedores a mais.
Mas de hoje surgiu tal paixão e em qual período o Mengão ganhou o status nacional que possui hoje? Foi fruto de gestões passadas? Talvez jogadores icônicos e ídolos do clube?
Hoje, meus caros, analisaremos juntos a história do clube a fim de entender este mistério e, também, contando com referências de projetos de pós-graduação, para você, torcedor, entender como pode ser feito o modelo de metodologia de TCC, mestrado ou doutorado sobre seu time do coração.
Para entender o fenômeno social e futebolístico que é o Flamengo, precisamos entender também suas origens, histórias e contexto de concepção do clube.
Fundação e concepção do Clube de Regatas do Flamengo
De acordo com diversas fontes, como o website oficial do clube, o Wikipédia e várias outras reportagens, o clube foi fundado no ano de 1895, durante um mês de novembro daquele ano, especificamente, para disputar competições de remo.
Isso ocorreu porque ao final do século XIX, o remo era a modalidade esportiva que dominava o Rio de Janeiro e todas as suas praias.
O Grupo de Regatas do Flamengo foi idealizado, oficialmente, durante o mês de outubro daquele mesmo ano de 1895, por quatro jovens entusiastas e praticantes do remo, moradores do bairro do Flamengo:
- Domingos Marques de Azevedo → Presidente
- Francisco Lucci Colas → Vice-presidente
- Nestor de Barros → Secretário
- Felisberto Cardoso Laport → Tesoureiro
Além da primeira Diretoria, vários outros membros, posteriormente considerados sócios-fundadores, estiveram presentes na reunião que deu origem ao clube de remo.
Inicialmente, as cores do manto rubro-negro eram azul e dourado, distribuídos em largas listras horizontais ao longo da camiseta.
Contudo, apenas três anos depois, em 1898, Nestor de Barros propôs a adoção das cores vermelho e preto, que se mantêm até hoje e marcam de longe o uniforme do maior do Rio.
Ainda, fora a importância do esporte para questões de saúde e bem-estar, o Flamengo atualmente representa um fenômeno social de grande magnitude no país.
O ingresso no mundo futebolístico
Apesar de o Mengão ser a maior torcida de futebol do país e uma das maiores do mundo, o ingresso do clube no futebol só ocorreu vários anos depois de sua origem. 17 anos mais tarde, para ser mais específico.
Apenas no ano de 1912, o remo passou a dividir com o futebol a predileção pela sociedade carioca e brasileira.
Contudo, no ano de 1911, houve uma dissidência no Fluminense por conta de divergências das mais variadas naturezas. Seguindo este fato, o Clube de Regatas do Flamengo decidiu, através de uma assembleia, instaurar um Departamento de Esportes Terrestres, mirando claramente no futebol e recebeu os atletas tricolores descontentes.
Hoje, mais de um século depois, o Flamengo é um dos maiores clubes do país, detentor de títulos nacionais e internacionais e também possuidor da torcida mais expressiva e fanática do país.
O Flamengo como fenômeno de panorama nacional
Através de uma análise de uma tese de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de autoria de Renato Soares Coutinho, chamada: ‘’Um Flamengo grande, um Brasil maior: o Clube de Regatas do Flamengo e o imaginário político e nacionalista popular.’’
Este trabalho pretende analisar as causas, fatores e razões pelas quais o Flamengo tenha tamanha popularidade em escala nacional e a abrangência do Clube em aspectos culturais ao redor do país.
Para tal análise, Renato avaliou em sua tese as campanhas publicitárias e de marketing em gestões passadas do clube. Mais especificamente, durante as gestões dos presidentes:
- José Bastos Padilha
- Gilberto Cardoso
Segundo Coutinho, a popularidade do clube carioca está diretamente ligada com o marketing destas duas gestões, durante o período de 1930-1950.
Onde a relação do marketing do clube com causas como: o trabalhador, a política nacionalista e a modernização do país construíram uma identidade nacional em relação ao clube.
Hoje, vemos o Flamengo como um dos maiores clubes de todo o país, em questão de expressividade atual e histórica e também, principalmente, em relação ao número de torcedores do Clube de Regatas do Flamengo, espalhados por todo o país.