36.3 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 27, 2021

A importância de Willian Arão no Flamengo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Conheça sete características fundamentais de Willian Arão no Flamengo e descubra por que ele é importante também para Doménec

91% de passes certos por jogo, 86% de bolas longas precisas, 12,2 ações defensivas por jogo e nenhum erro crucial. A importância de Willian Arão no Flamengo vai além de algumas estatísticas, como estas referentes ao atual campeonato brasileiro.

O volante tinha papel fundamental com Jorge Jesus e tem com Domènec Torrent. Portanto, abaixo listo sete características cruciais do papel tático do jogador que renovou mais uma vez seu contrato no início deste ano.

Presença nos dois lados do campo

Arão tem um papel fundamental tanto defensivo quanto ofensivo no Flamengo, e os números citados acima explicitam isso. Mas é interessante analisar o mapa de calor do jogador no Brasileirão para se comprovar a “onipresença” do volante em campo.

Veja também: Cuéllar e as coberturas no Flamengo: muito a corrigir

Contenção da última linha

No setor defensivo, quando o adversário cria posse de bola ofensiva e oferece perigo ao Flamengo, o jogador tem o papel de preencher e diminuir os espaços à frente da última linha de defesa. Isso dificulta muito a criação de jogadas adversárias.

análise tática willian arão

Pressão no campo adversário

Claramente, a pressão no campo adversário nem sempre é possível por diversos fatores. Nesse frame abaixo, o Athletico Paranaense conseguiu quebrar a primeira linha de pressão flamenguista, mas não conseguiu nem se quer adentrar no campo de ataque.

Isso porque, ao perceber a quebra da primeira linha, a última linha de defesa do Flamengo avança para retirar os espaços, e quem dá o primeiro combate é justamente o Willian Arão. Isso acontecia com Jorge Jesus, e agora também com o Torrent, mostrando o papel primordial que ele tem no time. 

Criação de jogadas

Além do papel defensivo, um dos pontos que mais chamou a atenção no jogador nos últimos anos é o seu papel na criação. Nesse caso, ele recuou e se posicionou entre os dois zagueiros. Liberando os laterais para criarem amplitude e abrirem a defesa adversária.

Para se ter uma ideia da sua importância com esse papel, no Campeonato Brasileiro desse ano ele acertou 95% dos seus passes no campo de defesa. 

Willian Arão criação de jogadas

Papel de desafogo

Além das criações de jogadas, Willian Arão também é bastante requerido (bem como o Gerson) para sair de uma pressão adversária em seu campo de defesa. No frame abaixo, cinco jogadores do CAP cercam os dois jogadores Flamengo.

Divirta-se: Quiz de músicas do Flamengo: teste seu conhecimento musical rubro-negro!

Mas, a pressão é quebrada por um passe lateral do camisa 5, que gera, posteriormente, um espaço ENORME para sua equipe atacar. 

características de willian arão

Quebra de linhas adversárias

Já no campo de ataque, Arão também é bastante usado para quebrar, principalmente, a primeira linha de defesa adversária. No frame abaixo, ele faz um passe vertical entre as linhas defensivas, o que resulta, na maioria das vezes, em lances de perigo.

papel tático willian arão

Ocupação dos espaços

No que diz respeito a ocupação de espaços, o volante se posiciona muito bem, seja defensivamente ou ofensivamente. Abaixo, ele tem uma avenida para dominar, pensar e chutar. O lance resultou no gol da vitória do Flamengo sobre o Goiás, marcado pelo Pedro.

como joga o volante willian arão

Conclusões finais sobre a importância de Willian Arão no Flamengo

Resumidamente, por mais que não seja o jogador de maior destaque no Flamengo, Willian Arão tem múltiplas funções táticas dentro das quatro linhas. Sua ausência é nitidamente sentida (como no jogo contra o São Paulo), assim como quando não está em um bom dia. 

Em qualquer uma dessas duas opções, a equipe carioca tem certa dificuldade tanto para criar jogadas e sair de uma pressão adversária, quanto para marcar. Normalmente, sua ausência acaba gerando mais espaços ao adversário, que tem mais facilidade para criar chances de gol. 

Os dados desse texto foram coletados no @SofaScoreBR.

Por Guilherme Alves – Twitter: @Gui_alvesc

Gostou desse conteúdo? Nós acreditamos ser possível falar sobre o Flamengo com qualidade. Seja nosso apoiador!

*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Alexandre Vidal / Flamengo

Notícias do Flamengo

- Advertisement -

Blogs