Compartilhar:

Adriano Skrzypa | MRN Informação

Na noite da última quarta-feira (15), o Flamengo venceu o Fluminense pelo placar de 1 a 0, e conquistou pela 36ª vez o Campeonato Carioca. No decorrer da competição, a equipe foi campeã da Taça Guanabara, ficou em segundo lugar na Taça Rio e, na somatória dos dois turnos, conseguiu também o primeiro lugar na pontuação geral. O placar agregado na final do estadual foi de três a um a favor do Rubro-Negro.

Números do Flamengo no Campeonato Carioca 2020

17 jogos – 14 vitórias – 2 empates – 1 derrota – 34 gols marcados – 11 sofridos – 8 clean sheets – 39 cartões amarelos e 1 vermelho

Em clássicos: 7 jogos – 5 vitórias – 1 empate – 1 derrota – 11 gols marcados e 5 sofridos

1 x 0 Vasco
0 x 1 Fluminense
3 x 2 Fluminense
3 x 0 Botafogo
1 x 1 Fluminense
2 x 1 Fluminense
1 x 0 Fluminense

Desempenho dos atletas do Flamengo na competição

Nesta edição do Campeonato Carioca, um total de 41 atletas foram utilizados pelos técnicos Maurício de Souza e Jorge Jesus. Vale lembrar que o número alto de jogadores se deve ao fato de que o elenco principal ainda estava de férias no início da competição. Willian Arão, Diego Ribas e Michael foram os que mais entraram em campo pelo Flamengo: cada um disputou treze jogos.

Números dos atletas do Flamengo no Campeonato Carioca 2020. Créditos: Adriano Skrzypa/Flamengo em Números

O pequenino Michael inclusive, foi o atleta que mais vezes entrou no decorrer da partida, após iniciar no banco de reservas. Na artilharia, nenhuma novidade: Gabigol liderou com sobras os quesitos gols e assistências, com oito tentos e oito passes que resultaram em gols. No quesito cartões, o camisa 9 (3 amarelos e 1 vermelho) e Gerson (4 amarelos) empataram na ponta da lista.

Estilos dos gols

Detentor do melhor ataque da competição, o Flamengo marcou apenas nove gols na primeira etapa, mas na etapa final, um total de 25 gols foram marcados. Onze com o pé esquerdo (inclusive o de Vitinho, no último jogo), dezessete com o pé direito, cinco de cabeça e um contra.

gabigol campeonato carioca 2020 artilheiro
Gabigol foi o maior destaque do Flamengo na competição. Foto: Alexandre Vidal

Já quanto aos onze gols sofridos: Diego Alves levou cinco, enquanto César e Gabriel Batista sofreram três cada. Quatro foram sofridos na primeira etapa e os outros sete na etapa final dos jogos. Vale lembrar que o Flamengo não sofreu gol em oito das dezessete partidas na competição.

Comparação – Flamengo no Carioca 2019 e 2020

Desempenho dos técnicos

QuesitoMaurício SouzaJorge Jesus
   
Jogos no comando413
Vitórias212
Empates11
Derrotas10
Gols marcados430
Gols sofridos38
Jogos sem marcar20
Clean sheets26

Público

Foram oito jogos disputados como mandante, sendo quatro com torcida e as outras quatro sem (devido à pandemia). O maior público na competição foi registrado na Taça Guanabara, onde o Flamengo venceu o Madureira. Quase 65 mil torcedores estiveram presentes no Maracanã.

Créditos imagem destacada: Marcelo Cortes/Flamengo

Não deixe de ler também

Compartilhar: