Tite é o grande favorito para ser o próximo técnico do Flamengo e já negocia com os dirigentes rubro-negros para substituir Sampaoli. Assim, o analista de o analista de desempenho Raphael Rabello destrinchou como jogavam os times do Corinthians de 2012 e 2015, trabalhos emblemáticos do treinador.
Em 2012, Tite armava o Corinthians em um 4-4-2 na fase ofensiva e se destacou pela forte intensidade com e sem bola. A equipe não fazia muita questão de manter a posse e tentava acelerar sempre que roubava a bola do adversário, principalmente com Emerson Sheik e Jorge Henrique, que atuavam abertos pelos lado do campo.
Leia mais: Sampaoli, Tite ou interino? Flamengo ainda não sabe quem treinará o time contra o Bahia
“O Tite sempre se preocupou muito em fechar as linhas de passe, e esse tive do Corinthians era muito eficiente em interceptar passes. Com isso, a equipe conseguia machucar muito os adversários”, disse Raphael sobre a estrutura defensiva do Corinthians de 2012.
Apesar do foco ser a intensidade na marcação e saídas rápidas, o time não entregava a bola ao adversário e esperava um contra-ataque no jogo. Com movimentos coordenados, as equipes de Tite se caracterizam pelo controle defensivo e a eficiência quando tinha oportunidade de marcar.
O título do Brasileiro com o Corinthians em 2015 é o exemplo perfeito. A equipe somou 81 pontos ao venceu 24 jogos, empatar cinco e perder nove. Além disso, terminou a competição com saldo positivo de 40 gols: 71 marcados e 31 sofridos.
Apesar da média baixa de posse de bola, 51%, o Corinthians foi o terceiro time que mais trocou passes no torneio (431), teve a melhor média de finalizações certas por jogo (5,5) e terminou a competição com melhor índice de eficiência ao precisar de 6,3 chutes para marcar.
Outro fator que chama a atenção foi a alta quantidade de gols de fora da área ao longo da competição, nove no total. O analista entende que o treinador pode repetir a estratégia caso acerte com o Fla, já que o time tem bons finalizadores e não conseguiu se aproveitar disso em 2023.
“O time fez muitos gols de fora da área porque o Tite criou situações e estimulou o time para finalizar. Isso á algo que falta no Flamengo de 2023, assim, a gente espera que Tite possa estimular essas finalizações de media distancia caso seja contratado.
Tite aceita treinar o Flamengo em 2024, mas ainda resiste em assumir em 2023
De acordo com o jornalista Renato Maurício Prado, o Flamengo ainda tenta convencer Tite a assumir a equipe nesta temporada. O treinador aceitou o projeto rubro-negro e se reuniu com dirigentes nesta quarta-feira (27), mas afirmou que não pretende trabalhar no futebol brasileiro em 2023.
O clube segue negociando e espera chegar em acordo para o técnico comandar o elenco na reta final do Brasileirão e já iniciar o planejamento de mudanças para o próximo ano. Enquanto não há definição, Sampaoli treina a equipe para a partida contra o Bahia, neste sábado (30).
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- STJD define data para julgamento do Atlético-MG pelos eventos diante do Flamengo na Arena MRV
- Próximo adversário do Flamengo, Fortaleza não perdeu em casa no Brasileirão
- Bap pretende contratar português para compor diretoria do Flamengo, afirma jornalista
- Dá para sonhar? Projeção aponta Flamengo com chance de título do Brasileirão menor que 1%
- Presidente do Real Madrid exalta Vini Jr e critica votação da Bola de Ouro