Num ano de altos e baixos, Marinho voltou a sofrer duras críticas após a derrota do Flamengo contra o Coritiba pelo Brasileirão. Já se especulam alguns nomes de possíveis substitutos para o camisa 31, dentre eles o atacante Artur é um nome que ganha destaque.
Artur tem métricas superiores a Marinho com e sem bola em 2022
Leia mais: Pedro está à frente de Matheus Cunha e Firmino por vaga na Copa? Confira em números
Além de ter uma maior minutagem pelo fato de ser titular absoluto do Red Bull Bragantino, Artur esteve a frente de Marinho nas estatísticas ofensivas mais importantes: gols e assistências.
Onde isso também se traduz em chances de gols, ações totais, chutes e passes. Somente fica atrás de Marinho no quesito dribles. De modo a destacar o maior volume e eficiência do atleta de 24 anos em relação ao ponta rubro-negro.
Artur também se destaca em relação a Marinho nos números sem bola. Defensivamente o ponta tem menos desarmes, mas ainda assim possui mais bolas recuperadas, interceptações e rebotes.
Números ilustram que o ponta do Bragantino pode se adaptar melhor ao modelo de Dorival Jr.
Mais do que os números em si, é preciso interpretar os contextos e como Artur e Marinho atuaram durante a temporada. Apesar de ambos serem pontas pela direita e que buscam o mano o mano contra o adversário, a execução da dupla acontece de forma diferente.
Não deixe de ler! Análise: O possível encaixe de Ayrton Lucas e Marinho no Flamengo
Marinho tem maior naturalidade para buscar a finalização. Tem maiores dificuldades para realizar associações com seus companheiros e isso condiciona seu jogo a acertar suas ações individuais em campo. Já Artur não possui a mesma volúpia para os duelos individuais, todavia tem mais naturalidade para construções curtas. Seja no centro do campo, bem como pelo corredor lateral.
Sem bola, é possível também identificar maior assertividade de Artur nas ações de pressão mais avançada, dado os números mais elevados nas métricas que indicam recuperação da posse de forma indireta.
Pensando num Flamengo, que tem com modelo base o 4-3-1-2 losango, ter um ponteiro com maior capacidade de atuar pelo corredor central e que tem bom poder de combate defensivo pode ser muito interessante. É claro que isso não é garantia de bom desempenho, mas indica um caminho que pode ser seguido para Dorival Jr.
Siga Douglas Fortunato no Twitter.