Centroavante do Flamengo na temporada de 2018 até o início de 2019, o colombiano Fernando Uribe rescindiu seu contrato com o Junior Barranquilla. Dessa forma, está livre no mercado e entrou na mira de duas equipes da liga nacional de seu país. Trata-se de Independiente Medellín e do Millonarios.
De acordo com o portal Lance!, o que pesou para Uribe deixar o Barranquilla foram as frequentes lesões musculares sofridas. Sendo assim, marcou apenas cinco gols e deu quatro assistências em 20 partidas no seu ex-time. Caso escolha a oferta do Millonarios, Uribe pode tentar repetir um feito que já atingiu no ano de 2010. Em sua primeira passagem pelo clube celeste, marcou 25 gols em 44 jogos.
Leia também: No Catar, Braz e Andrés debatem ida de Vítor Pereira ao Flamengo
Anteriormente, nesta última temporada, Uribe chegou a entrar na mira do Tolima. Se a negociação avançasse, o atleta poderia ter enfrentado o Flamengo nas oitavas de finais da Libertadores. Entretanto, o clube de Ibagué não conseguiu a liberação junto ao Junior Barranquilla e sofreu uma eliminação vexatória diante do Fla: 8 a 1 no agregado.
A passagem de Uribe no Flamengo
Em seu primeiro ano de Flamengo, Fernando Uribe fez 23 partidas e balançou as redes apenas seis vezes. Destaque para a partida contra o Fluminense pelo Brasileirão, onde marcou dois gols na vitória por 3 a 0.
Posteriormente, em 2019, começou bem com Abel Braga. Logo no primeiro jogo do ano, Uribe marcou os dois gols do Flamengo no empate em 2 a 2 contra o Ajax, pela Flórida Cup. Na época, recebeu elogios de Abel.
“O Flamengo está formando duas equipes para ter o máximo de qualidade possível nas em todas as posições. Pode ser o Uribe, o Gabigol, o Dourado, o Everton Ribeiro. Vai ter briga. O Uribe começou a temporada fazendo gol e sai na frente. Gabigol e Arrascaeta não fizeram pré-temporada. Tudo tem seu tempo”, disse o ex-treinador.
Entretanto, como Gabi futuramente virou titular absoluto, Uribe foi cedido ao Santos.