Na tarde desta segunda-feira (17), a revista francesa France Football promoveu o tradicional prêmio Ballon d’Or. Ou seja, a “Bola de Ouro” para o melhor jogador do futebol mundial da última temporada. No Top 10, uma revelação do Flamengo está presente: Vinícius Júnior (8º lugar), mas, um jogador do atual elenco rubro-negro já viveu uma experiência semelhante em 2009.
Há 13 anos, Diego Ribas, então jogador do Werder Bremem, da Alemanha, foi indicado ao prêmio de melhor atleta do mundo. No entanto, ficou apenas na 25ª colocação, atrás dos brasileiros Kaká, Luís Fabiano, Júlio César e Maicon. O fato curioso é que neste ano em específico, Ribas ficou na frente de Karim Benzema, eleito em 2022 o craque da temporada. Confira o ranking de 2009.
Leia também: Petkovic revela que Adriano Imperador recebeu oferta da Série B
- 1 – Messi
- 2 – Cristiano Ronaldo
- 3 – Xavi
- 4 – Iniesta
- 5 – Samuel Eto’o
- 6 – Kaká
- 7 – Zlatan Ibrahimovic
- 8 – Rooney
- 9 – Drogba
- 10 – Gerrard
- 11 – Fernando Torres
- 12 – Fábregas
- 13 – Dzeko
- 14 – Giggs
- 15 – Henry
- 16 – Luís Fabiano, Vidic e Casillas (empatados)
- 19 – Fórlan
- 20 – Gourcuff
- 21 – Ashavin, Júlio César e Lampard (empatados)
- 24 – Maicon
- 25 – Diego Ribas
- 26 – David Villa e John Terry (empatados)
- 28 – Franck Ribery e Yaya Touré (empatados)
- 30 – Karim Benzema
Camisa 10 do Flamengo, Diego viveu auge na Alemanha
O período no futebol alemão foi fundamental na carreira de Diego. Pelo Werder Bremen, Ribas chegou a ser eleito o craque da Bundesliga, conquistando a Copa da Alemanha, Copa da Liga Alemã e sendo vice na liga para o poderoso Bayern de Munique.
Sendo assim, seu desempenho atraiu o interesse de grandes clubes do futebol europeu. Em resumo, equipes como Liverpool-ING, Juventus-ITA e Real Madrid-ESP se interessaram pelo meia. Mas o caminho escolhido foi o futebol italiano.
Dessa forma, em maio de 2009, foi comprado pelo clube de Turim por 24,5 milhões de euros. Todavia, pela Juve não conseguiu desempenhar seu antigo futebol e acabou voltando para a Alemanha em 2011, para defender o Wolfsburg.