Torcedores rivais se envolveram em diversas confusões antes, durante e após o Botafogo x Flamengo do último domingo (28). Em alguns dos relatos revelados pelo O Globo, a Polícia Militar teria incitado botafoguenses a identificarem flamenguistas “infiltrados”.
Desse modo, alguns torcedores do Botafogo pediam que pessoas sem camisa abrissem seus perfis no Instagram, carteira, entre outras formas para se certificarem que não eram flamenguistas. Isso porque muitos apoiadores do Flamengo compraram ingressos para locais destinados aos botafoguenses, já que o setor para os rubro-negros tinham ingressos muito mais caros.
As confusões nas arquibancadas, contudo, não chegaram ao nível do que aconteceu nas redondezas do Estádio Nilton Santos, onde houve confronto entre torcidas organizadas de Flamengo e Botafogo.
Leia também: Análise: Flamengo joga mal, mas vence Botafogo em poucos minutos
Segundo o Batalhão Especializado em Policiamento nos Estádios (Bepe), foram os torcedores do Flamengo que causaram maior parte das confusões. De acordo com informações, o policiamento apreendeu diversas armas – incluindo um taco de beisebol com arame farpado – de cerca de 500 torcedores da Raça Rubro-Negra e Jovem Fla envolvidos nas brigas.
“A Raça Rubro-Negra e a Torcida Jovem são organizadas que estão punidas, nem deveriam comparecer ao estádio. É uma afronta direta ao poder público e tentamos intervir logo de imediato a fim de evitar que chegassem ao estádio. Foram realizadas algumas apreensões de materiais utilizados para prática de violência. Conseguimos evitar o que poderia ter se tornado um grande conflito no entorno do estádio. Os clássicos entre Botafogo x Flamengo, são jogos de alto risco devido à grande rivalidade entre as torcidas organizadas”, afirmou Coronel do Bepe.
Em campo, Botafogo x Flamengo fizeram um duelo apertado
Flamengo e Botafogo fizeram um jogo apertado dentro das quatro linhas. Com seu “Time B”, com exceção de Marinho, o Flamengo conseguiu sair vitorioso com gol salvador de Vidal, após escorada de Pedro.
A vitória garantiu que o Flamengo recuperasse a segunda colocação do Brasileirão e diminuísse a diferença de pontos que tem para o líder Palmeiras. Ao início da rodada, o alviverde tinha nove pontos de vantagem, mas essa acabou caindo para sete pontos após a equipe paulista empatar como Fluminense.
Agora, o Rubro-Negro se concentra na Libertadores e já embarcou para Bueno Aires, onde nesta quarta-feira (31), enfrenta o Vélez Sarsfield em jogo de ida das semifinais.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Errata: Chapa de Bap não entrou com representação de compra de votos de Dunshee
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária