Cria da base do Flamengo, o lateral-direito Rafael Galhardo vive uma situação desconfortável na Tailândia. O ala que fez parte do elenco campeão do Campeonato Brasileiro (2009) do Rubro-Negro, no qual Adriano Imperador e Petkovic foram os heróis, vive até boa fase em números ofensivos, já que marcou oito gols nesta atual temporada. Todavia, no auge de seus 31 anos está jogando a segunda divisão da Thai League.
Atualmente, Galhardo defende o Sukhothai FC e tem contrato até junho de 2024. Em seu clube, o cria do Mengão não é o único brasileiro, já que convive por lá com o zagueiro Laércio, de 30 anos e que chegou a atuar no Brasil com a camisa do Santos. Além do Flamengo, Rafael Galhardo também jogou no próprio Santos, Grêmio e no rival Vasco do Gama em solo nacional.
Leia também: Cuiabá x Flamengo: vidente prevê resultado pela 18ª rodada
Flamengo em 2009: título, caos e apogeu no fim
Depois de 17 anos o torcedor do Flamengo voltava a gritar que era campeão Brasileiro. Depois de um começo difícil de torneio, o Mengão arrancou com o auxílio de Petkovic e Adriano Imperador e levantou a taça com 67 pontos. O ponto que virou a chave foi a saída de Cuca após empate com o Barueri no Maracanã por 1 a 1 e chegada de Andrade.
Assim que o interino e ídolo ficou fixo no cargo, o Mengão venceu o Santos na Vila Belmiro por 2 a 1 e o resto é história. Na última rodada, a taça foi confirmada em vitória contra o Grêmio por 2 a 1 com gols de Ronaldo Angelim e David Braz.
Naquele ano, Galhardo disputou posição com Léo Moura. O experiente lateral permaneceu na Gávea até a temporada de 2015.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Errata: Chapa de Bap não entrou com representação de compra de votos de Dunshee
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária