Compartilhar:

Erick Viana, da equipe MRN Informação

Flamengo e Atlético-MG se enfrentam nesta quinta-feira (10), às 20h, no Maracanã, pela 24° rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro busca disparar na liderança, e o clube mineiro, ganhar posições para se distanciar da parte debaixo da tabela.

O Galo está na 11° colocação. É o penúltimo na zona de classificação para a Copa Sul-americana, à frente do Botafogo. A equipe vem de um empate por 1 a 1 fora de casa com o time do Palmeiras, que briga pelo título de campeão brasileiro com o clube da Gávea.

Os mineiros fazem uma temporada frustrante. Vindo de eliminação da Sul-americana para o Colón da Argentina, venceram o Ceará por 2 a 1, mas perderam para o Vasco em casa pelo mesmo placar na sequência, nos dois jogos que antecederam a partida contra o clube alviverde.

O Fla vive situação oposta. Na liderança, o time não perde desde o dia 4 de agosto, quando foi derrotado pelo Bahia por 3 a 0. Desde então, foram 10 vitórias, além de três empates, sendo apenas um pelo Brasileirão.

Baixas importantes

O Mengo não contará com quatro titulares para essa partida. Além de Rodrigo Caio e Gabigol, que estão com a Seleção Brasileira em Singapura para amistoso contra Senegal, o Mais Querido não terá ainda o lateral Filipe Luís, e o meia Arrascaeta, ambos lesionados no jogo de ida contra o Grêmio pela semifinal da Libertadores.

O técnico Jorge Jesus não poderá contar também com Diego e Lincoln, que já vem tratando lesão há algum tempo, e Orlando Berrío, que sofreu uma entorse no tornozelo no último jogo contra a Chapecoense, totalizando sete desfalques.

Já pelo lado alvinegro, o lateral-direito Guga defenderá a Seleção Olímpica, assim como Cleiton, jovem arqueiro. Otero estará com as cores da seleção venezuelana, enquanto Luan, o “menino maluquinho”, recebeu terceiro cartão amarelo contra os palmeirenses e também não joga.

Também há indefinição sobre a situação do zagueiro Réver, ex-Fla. O jogador sentiu um desconforto na panturrilha e não jogou a última partida. Há expectativa para seu retorno, que ainda não foi confirmado e segue sendo dúvida.

O Atlético tem ainda um plantel no departamento médico. Os goleiros Victor, Michael e Uilson, além dos volantes Gustavo Blanco, Jair e Ramón Martínez; e o colombiano Yimmi Chará, fecham a conta das baixas atleticanas, que não são poucas. Tudo isso indica que o treinador Rodrigo Santana deverá entrar com três zagueiros novamente.

A opção pelo gol deve ser por Wilson, que pertence ao Coritiba e está emprestado à equipe de Belo Horizonte. O camisa 84 disse que não vê nada como assustador. Confira trecho da entrevista concedida na coletiva de imprensa desta terça (8):

“Pra nós jogadores, não vejo nada como assustador. Lógico que respeitamos o Flamengo, é uma grande equipe e passa por um bom momento. Mas nós somos o Atlético também. Também é uma grande equipe, com grandes jogadores, venceu a primeira partida e pode fazer mais um grande jogo lá e buscar a vitória, que é o que a gente pensa e vai buscar lá. Muitos também não acreditavam contra o Palmeiras que poderíamos fazer um grande jogo e demos a resposta, conseguimos o empate e acredito que poderíamos ter saído com a vitória.”

Pelo lado flamenguista, foi Pablo Marí que deu as caras na sala de imprensa. O zagueiro contratado do La Coruña, da segunda divisão da Espanha, não poupou elogios ao “Mister”, como é conhecido Jorge Jesus:

“É capaz de um minuto após o jogo corrigir e melhorar. É para poucos. O Mister mudou a minha vida em três meses. Se ele não treinasse da maneira que treina, não teria tirado o melhor de mim. Temos que agradecer que temos um belíssimo treinador. (…) O Mister tem conseguido nos passar muito bem o que quer em cada partida. Se parece muito com o que passa na Europa.”

O “Mister” vem sendo muito falado por aqui. Seu jeito enérgico e intenso na beira do campo chama atenção, assim como seus treinos pesados. A última do técnico que chamou atenção foi a forma como cobrou seus atletas logo após a vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense, com o time ainda em campo.

O português reclamou muito de lances do jogo com Rodrigo Caio, mas o que mais circulou foi a bronca no jovem Reinier, onde aparentemente ele dizia palavras como: “a próxima vez que você der de calcanhar, nunca mais joga.” Após o ocorrido, o europeu falou com a imprensa sobre o episódio. Confira abaixo:

“O Reinier estava bem, mas tem 17 anos, tem que aprender muita coisa. Eu o tirei do jogo não por estar mal. Fez algumas coisas que eu pedi para não fazer. Ele gosta de dar uma nota artística quando o jogo não pede nota artística. O tirei para ele perceber que tem que jogar tecnicamente como sabe, mas quem manda sou eu.”

Os treinos

O Rubro-Negro carioca teve seu treino fechado na manhã de hoje e já vem se preparando para pegar o Galo Mineiro. Lincoln e Diego já saíram da academia e começam a trabalhar com bola. Ambos participaram do aquecimento e fizeram trabalho de transição.

Já Filipe Luís e Arrascaeta fazem trabalho na academia acompanhado dos fisioterapeutas do clube. A equipe médica trabalha o mais rápido possível para que os atletas voltem aos gramados para enfrentar o Grêmio, dia 23, pelo jogo de volta da Copa Libertadores.

No time adversário, Rodrigo Santana, que é contestado no cargo de treinador, segue treinando no 5-4-1, mesmo esquema que usou contra a equipe paulista na última rodada. Com todos os desfalques, Cazares, Vinicius, Wilson e Patric devem assumir a titularidade.

Histórico de confrontos

O Mengão tem desvantagem de uma derrota na história do embate. De 1967 em diante, nos confrontos do brasileiro unificado, o rival venceu 26 vezes, enquanto os cariocas venceram 25. Ou seja, se ganhar, Fla iguala número de vitórias historicamente.

Em 67 jogos, ainda aconteceram 16 empates. O Atlético leva vantagem também nos gols marcados: 96 a 82. A palavra que marca o confronto é equilíbrio, e no primeiro turno do brasileirão de 2019, o Fla perdeu por 2 a 1, mesmo resultado que marcou a vitória Rubro-Negra no segundo turno de 2018.

A partida não terá transmissão de canal aberto, sendo televisionada somente pelo Premiere.

Prováveis escalações:

Flamengo: Diego Alves; Rafinha, Thuler, Pablo Marí e Renê; Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Reinier; Vitinho e Bruno Henrique.

Atlético-MG: Wilson; Patric, Maidana, Leo Silva, Igor Rabello e Fábio Santos; Vinícius, Elias, Nathan e Cazares; Franco Di Santo

O MRN depende do apoio de leitores como você para continuar fazendo uma cobertura criativa, propositiva e ética do Clube de Regatas do Flamengo. ➡ Junte-se a nós

Compartilhar: