Nova liga? Clubes se organizam e projetam tirar Brasileirão da CBF já em 2022

banner-yago martins

Uma notícia surpreendeu os amantes do futebol na tarde desta terça-feira (15). De acordo com o GE, 19 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro se reuniram e elaboraram a ideia de fundar uma liga para organizar o Brasileirão, já a partir da próxima temporada.

Ainda segundo a publicação, o documento será entregue durante uma reunião nas próximas horas na sede da CBF. Em resumo, apenas o Sport Recife não assinou a petição, no entanto o clube pernambucano não se opôs ao movimento. A conversa decisiva terá a participação do presidente interino Antonio Carlos Nunes, vice-presidentes e diretores da CBF e dirigentes das equipes. O projeto foi finalizado pelos cartolas dos clubes em um hotel na Barra da Tijuca, na manhã desta terça.

Leia também: Após vitória, Gerson desabafa sobre saída e já projeta volta ao Flamengo

Novo Brasileirão? O que o Estatuto da CBF diz sobre Ligas

- Advertisement -

Art. 24 – É facultado à CBF, a seu exclusivo critério e nos termos do presente Estatuto, mediante decisão de sua Assembleia Geral Administrativa, admitir a vinculação de Ligas constituídas ou organizadas por entidades de prática desportiva, para fins de integração de suas competições ao calendário anual de eventos oficiais do futebol brasileiro e para seu reconhecimento ou credenciamento na estrutura ou organização desportiva de futebol, no âmbito regional, nacional ou internacional.

§ 1º – Para vinculação à CBF e para a integração de suas competições ao calendário anual oficial do futebol brasileiro, as Ligas deverão cumprir os requisitos exigidos pela CBF.

§ 2º – As Ligas, para terem sua vinculação admitida, devem submeter seus Estatutos à prévia aprovação da CBF a quem incumbe definir a competência, direitos e deveres das Ligas, em obediência ao disposto no Estatuto da FIFA.

§ 3º – As Ligas admitidas estarão obrigadas a respeitar o calendário anual do futebol brasileiro, além de subordinarem-se aos Estatutos, normas, regulamentos e decisões da FIFA, da CONMEBOL e da CBF.

§ 4º – As Ligas eventualmente criadas sem observância deste artigo não serão reconhecidas para todos e quaisquer efeitos jurídicos e desportivos como integrantes do sistema da FIFA, da CONMEBOL, da CBF e das Federações filiadas.

Yago Martins no Twitter e Instagram

Precisamos do seu apoio para fazer o melhor site de jornalismo sobre o Flamengo. Clique AQUI e saiba como se tornar nosso apoiador!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here