Reta final! Confira o nosso ‘Raio-X’ dos últimos 10 jogos do Flamengo no Brasileirão

Leandro Chagas
Bacharel em Jornalismo pela FACHA, e pós-graduando em Jornalismo Esportivo na UERJ. Mesmo com 24 anos, já posso dizer que fiz de tudo um pouco na comunicação. Atualmente trabalho na assessoria de imprensa da deputada Martha Rocha, e sou redator nos sites Mundo Rubro Negro e Playmaker Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rubro-Negro enfrentará times da parte de cima e também da parte de baixo da tabela; duas últimas rodadas serão confrontos diretos

MRN Informação | Leandro Chagas – Twitter: @leandroxgs

Vivendo altos e baixos nas últimas rodadas, o Flamengo se prepara para a reta final do Brasileirão. Para manter vivo o sonho do octacampeonato, o Rubro-Negro precisa somar o maior número de pontos possíveis e torcer para que os adversários no topo da tabela tropecem. Pensando nisso, fizemos um “Raio-X” dos últimos 10 jogos do Fla no Campeonato Brasileiro.

A tabela rubro-negra tem adversários com as mais diversas pretensões. Alguns brigam na parte de cima, sonhando com título ou uma vaga na Libertadores. Enquanto isso, outros lutam na parte de baixo, tentando se livrar do rebaixamento. E ainda tem aqueles que dividem o foco em mais de uma competição. Destaque para as duas rodadas finais, onde o Flamengo enfrenta Internacional e São Paulo, que atualmente ocupam a primeira e a segunda colocação do campeonato respectivamente. Confira o Raio-X do Mundo Rubro Negro:

Goiás x Flamengo – 18/01 – 20h

O primeiro confronto nesta sequência de dez jogos é contra o Goiás, 18° colocado do Brasileirão com 26 pontos. Jogando em casa, o time esmeraldino luta desesperadamente para sair da zona da degola. De acordo com o “Sofascore”, até o início da rodada de número 30, a equipe goiana era uma das três mais faltosas da competição, com média de 16.6 por jogo, sendo ainda primeira do ranking quando o assunto são cartões amarelos (84).

Leia também: ‘Acredito no Flamengo para o título. É o melhor’, afirma comentarista

Outra estatística ruim é o número de gols sofridos. O Goiás iniciou a rodada empatado com o Botafogo como a segunda pior defesa do torneio, com 44 gols sofridos. As brechas defensivas e o número excessivo de faltas podem ser a chave para a vitória do Flamengo, que tem o terceiro melhor ataque, com 47 gols. No primeiro turno deu Fla, com um 2 a 1.

Flamengo x Palmeiras – 21/01 – 19h

Atualmente na sexta colocação, o Palmeiras tem outras “preocupações” além do Brasileiro. O time é finalista da Libertadores e da Copa do Brasil. No entanto, vale destacar que a primeira das decisões do time alviverde é só no dia 30/01, na final da Libertadores, contra o Santos. Com mais de uma semana de diferença entre os jogos, é difícil saber se o técnico Abel Ferreira vai poupar algum jogador diante do Flamengo. No primeiro turno os times empataram em 1 a 1.

Athletico-PR x Flamengo – 24/01 – 16h

No meio da tabela, o Athletico-PR ainda briga por uma vaga na Libertadores. A chance aumenta com a possibilidade de novas vagas, no caso de um dos times que estão à frente conquistarem a Libertadores e/ou Copa do Brasil. 

Um fato interessante é que a equipe paranaense iniciou a 30° rodada como a primeira colocada em “acertos de bolas longas por jogo”, na frente do Flamengo, segundo colocado no ranking. Dado que gera preocupação, devido a instabilidade do setor defensivo rubro-negro. No primeiro turno o Fla levou a melhor, vencendo por 3 a 1.

Grêmio x Flamengo – 28/01 – 20h

O Grêmio é um daqueles times com a cabeça em outras competições. Após o empate com o Palmeiras no Brasileirão, a equipe de Renato Gaúcho ultrapassou temporariamente o Flamengo, chegando na 4° colocação com 50 pontos. No entanto, o tricolor só vai voltar as atenções para a final da Copa do Brasil muito depois de enfrentar o Fla, já que o primeiro jogo da decisão contra o Palmeiras é só no dia 11 de fevereiro. 

Sem ter a garantia do título que daria uma vaga direta na Libertadores, os gaúchos vão tentar conquistar a melhor posição possível no Campeonato Brasileiro, visando a vaga na principal competição do continente. Vale destacar que o “Imortal” tem a melhor defesa da competição, com apenas 24 gols sofridos. No primeiro turno, em duelo no Maracanã, os times empataram em 1 a 1. 

Sport x Flamengo – 11/02 – 20h

Ainda na metade de baixo da tabela, na 14° colocação, com os mesmo 32 pontos de Vasco (15°) e Fortaleza (16°), o Sport tenta afastar de vez a chance de rebaixamento, e ao mesmo tempo sonha com uma vaga na Sul-Americana. Pelo momento decisivo da competição, jogando em casa, o time pernambucano tem tudo para fazer um jogo duro com o Flamengo. No primeiro turno, com dois de Pedro e um de Bruno Henrique, o Rubro-Negro venceu por 3 a 0 com facilidade no Maracanã.

Flamengo x Vasco – 07/02 – 17h

Clássico é clássico. A frase serve para resumir o duelo entre Flamengo e Vasco. Apesar de viverem situações completamente opostas na competição, onde um time luta por título e o outro tenta somar pontos para fugir da “zona da confusão”, não dá para apontar um favorito. 

Sob a tutela do professor Luxemburgo, a equipe cruzmaltina melhorou. Apesar disso, o time ainda tem uma das cinco piores defesas da competição, fator que pode ser explorado pela equipe treinada por Rogério, que conta com a dupla de artilheiros Pedro e Gabigol. No primeiro turno, em São Januário, o Flamengo venceu por 2 a 1. 

Bragantino x Flamengo – 13/02 – 17h

O Bragantino é exatamente aquele time de meio de tabela. A equipe paulista terminou a 30° rodada na 12° posição, com 38 pontos, beliscando a última vaga da Sul-Americana. No entanto, dependendo das rodadas que ainda vão ser disputadas, essa situação pode mudar. 

O destaque do clube de Bragança fica para a parte defensiva. Apesar de ser só a 9° melhor defesa da competição, atualmente o time treinado por Maurício Barbiere, velho conhecido do Flamengo, tem o melhor número de desarmes por jogo (16.5), e interceptações por partida (13.6). No primeiro turno, no Maracanã, o duelo ficou no empate em 1 a 1.

Flamengo x Corinthians – 17/02 – 17h

Atualmente na 9° colocação, antes de disputar o clássico contra o Palmeiras, que acontece nesta segunda-feira (18/01), o Corinthians tem chances pequenas de conquistar uma vaga na Libertadores. Dependendo da situação do campeonato, este duelo pode ser um dos mais tranquilos do calendário rubro-negro. 

Um fato curioso é que a equipe de Vagner Mancini é uma das mais indisciplinadas do Brasileirão, com os mesmos 7 cartões vermelhos do Grêmio. No primeiro turno o Flamengo “atropelou” o time paulista na Arena Corinthians, goleando por 5 a 1. 

Decisões nas últimas rodadas 

Flamengo x Internacional – 21/02 – 17h

Atualmente na cola do líder São Paulo (57 pontos), o Internacional (56 pontos) pode protagonizar com o Flamengo um dos duelos mais eletrizantes do campeonato. O jogo da penúltima rodada pode ser o ponto crucial para decidir o campeão do Brasileirão. Difícil fazer qualquer tipo de previsão. 

Vale destacar que a equipe de Abel Braga tem até o momento um dos cinco melhores ataques da competição, com 48 gols marcados, um a mais que o Fla, com 47 (antes do jogo contra o Goiás). Olho em Thiago Galhardo, artilheiro do torneio com 16 gols, que é também o jogador que mais converte cobranças de pênalti (6/7). O equilíbrio desse jogo tão importante pode ser resumido pelo placar do primeiro turno, 2 a 2. 

São Paulo x Flamengo – 24/02 – 17h

Tudo que foi dito em relação a importância do duelo contra o Internacional pode ser repetido neste caso. O clima de decisão também pode pairar na atmosfera do Morumbi. Difícil saber se o time de Fernando Diniz ainda será líder nesta última rodada. O que dá para dizer é que o tricolor paulista vem patinando, e a diferença para os adversários é cada vez menor. 

Vale ressaltar que assim como o Inter, o São Paulo tem um dos melhores ataques do Brasileirão, sendo o segundo da competição, com 50 gols, um a menos que o Atlético-MG. 

O jogo do primeiro turno foi uma das derrotas mais doloridas do Flamengo no ano. Na época, comandado por Dome, sofreu uma sonora goleada de 4 a 1. Vale destacar ainda, que o São Paulo foi quem eliminou o Rubro-Negro nas quartas de finais da Copa do Brasil. Dessa vez, os flamenguistas esperam que o resultado seja diferente.

O que esperar? 

Fazendo a sua parte, o Flamengo tem tudo para continuar sonhando com o oitavo título brasileiro. Com os tropeços recentes dos adversários, principalmente o líder São Paulo, o time de Rogério Ceni precisa ser mais decisivo. Não dá mais para perder pontos. Ainda mais sabendo que nas duas últimas rodadas, existe a possibilidade de decidir a competição nos confrontos diretos. Pode acreditar. Ainda dá. 

*Todas as estatísticas da matéria foram retiradas do site “SofaScore.com”.

Gostou desse conteúdo? Nós acreditamos ser possível falar sobre o Flamengo com qualidade. Seja nosso apoiador!

Notícias do Flamengo

- Advertisement -

Blogs