Nesta sexta-feira (8), o Coritiba entrou em acordo com o mental coach Evandro Mota em uma tentativa de recuperação na temporada. O profissional teve passagem pelo Flamengo em 2019, como membro importante da comissão de Jorge Jesus, e fez parte das conquistas de Libertadores e Brasileiro.
No Flamengo, Evandro teve papel fundamental junto ao elenco na construção de uma mentalidade vencedora e auxiliou Jorge Jesus no contato com os atletas. Em entrevista recente, o ex-camisa 10 Diego Ribas ressaltou a importância do profissional.
Leia mais: Ex-juiz palmeirense é único a ver erro em pênalti anulado contra Flamengo
“Foi peça muito importante nisso. Ele era o termômetro para o Jorge Jesus. Quando ele saía da sala dele e andava pelo gramado, era o momento em que eles mais conversavam. O Evandro ia atualizando o Jorge e ele ganhou a nossa confiança. O Jorge se preocupou em ter esse cara, então foi um cara fundamental nesse funcionamento”, disse o ex-atleta ao Charla Podcast.
Vale destacar que o Flamengo não possui nenhum profissional que trabalhe a parte mental dos atletas do elenco profissional. O time não tem psicólogo desde 2019, e o mental coach Evandro Mota, que deixou o clube em 2020, foi o último a ter essa responsabilidade.
No entanto, jogadores do clube reconhecem a importância de se trabalhar o fator psicológico em um esporte de alto rendimento. Fabrício Bruno, por exemplo, atribui parte de sua evolução no clube ao trabalho junto de sua psicóloga particular.
Evandro Mota manifestou desejo de retornar ao Flamengo em 2022
Em 2022, antes mesmo de negociar com o Coritiba, Evandro Mota já manifestava o desejo de retornar ao futebol. Questionado por um seguidor no Instagram sobre o desejo de retornar ao Rubro-Negro algum dia, Evandro não hesitou e confirmou que voltaria a trabalhar na Gávea.
“Sem qualquer dúvida. É um lugar onde tive a honra de trabalhar e com profissionais top”, disse o coach em sua conta oficial.
No entanto, o Flamengo não faz qualquer movimento para a contratação de um profissional da área. Marcos Braz, aliás, já declarou que a equipe “foi campeã de tudo” sem um psicólogo junto ao elenco.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Projeto indica propagação de som menor no setor visitante do estádio do Flamengo
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo
- Potencial construtivo do estádio do Flamengo será assinado na Gávea por Paes
- Projeto do estádio do Flamengo prevê urubu gigante no teto