Nesta quarta-feira (25), Flamengo e Grêmio se enfrentam pela 29ª rodada do Brasileirão. Esse será o primeiro encontro de Tite, hoje treinador rubro-negro, com Renato Gaúcho, comandante tricolor, desde a rusga envolvendo a CBF em 2021.
Em junho daquele ano, o Governo tomou uma decisão polêmica. O Brasil se candidatou para sediar a Copa América, mesmo com a pandemia ainda apontando números alarmantes no país. Desse modo, alguns jogadores da Seleção Brasileira se manifestaram contra a realização dessa competição.
Leia mais: Arbitragem de Flamengo x Grêmio é definida pela CBF
Não apenas atletas, como o próprio Tite, então treinador da Seleção Brasileira, também se posicionou em oposição. Diante desse conflito, Rogério Caboclo, presidente da CBF na época, decidiu por demitir Adenor do cargo e planejava colocar Renato Gaúcho, que estava livre no mercado, em seu lugar.
Na realidade, Caboclo precisou tomar essa atitude após o Governo demonstrar incômodo com os pronunciamentos de jogadores e do Tite. Além disso, o técnico lhes parecia um apoiador dos rivais políticos de Jair Bolsonaro, presidente da República naquele ano.
Renato Gaúcho, em contrapartida, sempre se posicionou a favor do ex-presidente. Seu nome ganhava cada vez mais força na CBF para substituir Tite. Mas uma decisão da Comissão de Ética do órgão não possibilitou essa troca.
Rogério Caboclo foi afastado provisoriamente em junho de 2021 após denúncias de assédio sexual e moral. Tite, portanto, seguiu na Seleção, enquanto Renato Gaúcho se manteve livre até assinar com o Flamengo em julho. A passagem do ex-jogador terminou em novembro, sem nenhum título conquistado.
Números de Tite x Renato Gaúcho
Essa quarta-feira (25) marcará apenas o sétimo embate entre Tite e Renato Gaúcho. O retrospecto apresenta uma vantagem para o treinador do Flamengo. São três vitórias de Tite, dois empates e somente um triunfo de Renato. O jogo válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro acontece às 21h30, em Porto Alegre.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Marcos Braz dá detalhes da postura do Flamengo em investigação sobre Bruno Henrique
- Renê, ex-Flamengo, pode ter reviravolta na carreira
- Circo armado: Senador e ex-presidente do Fortaleza quer ouvir Bruno Henrique na CPI
- Notícias do Flamengo: NBB, De La Cruz e Cruzeiro
- Presidente do Atlético-MG projeta final com o Flamengo; ‘Sabemos que é muito difícil’