Alguns torcedores vêm criticando bastante algumas escolhas de Vitor Pereira. Jogar com três zagueiros é uma delas. Por isso, o zagueiro David Luiz foi perguntado sobre o que pensa do sistema com três zagueiros na zona mista que aconteceu no Ninho do Urubu, na manhã desta sexta-feira (24). O MRN se fez presente no CT George Helal e fez imagens da entrevista do atleta, que respondeu relembrando que o Brasil venceu a Copa do Mundo com três zagueiros. O atleta relativizou o esquema.
“Qual foi a última vez que o Brasil foi campeão do mundo? 2002? Três zagueiros. Não é só o sistema que se começa. Se constrói a três com lateral, com volante. Se defende a cinco, a quatro, a dez. O jogo é muito mais dinâmico do que isso. Os times devem estar prontos para enfrentar qualquer tipo de cenário”, diz David. Confira:
Leia Mais: Reforço caseiro? Veja como Victor Hugo pode jogar no esquema de Vitor Pereira
Ainda sobre o assunto, o atleta diz que qualquer resposta sobre isso seria rasa e não traduziria a veracidade do esquema com três zagueiros, que é muito mais complexo do que o número de jogadores defensivos.
“Depende de quem você vai enfrentar, depende de como se quer jogar, o lado que se quer construir. A gente entra em um ponto muito mais profundo, seria muito raso da minha parte te dar uma resposta que não é verdadeira. Tem muito mais coisas do que só dizer três ou quatro zagueiros”, afirma o zagueiro, antes de falar sobre as críticas de torcedores ao esquema: “Quando não se ganha, se procura o porquê. O torcedor do Flamengo está acostumado a conquistar títulos. Eles esperam que possam comemorar o mais rápido possível, e esse também é o nosso desejo”.
David Luiz comenta a pressão no Flamengo
Para David Luiz, somente o resultado vai fazer com que a pressão diminua. Principalmente em um grande clube como o Flamengo, que além disso, vem sendo um dos grandes vencedores nos últimos anos.
“Grupo qualificado. Estar em grande clube sempre vai existir a pressão de ganhar. Quando não acontece, está tudo errado. Mas cabe a nós entender que não está tudo errado. Estamos construindo algo e espero que seja muito coeso para o presente e para o futuro. Temos que encontrar a melhor maneira de conseguir os resultados. Assim, as análises são diferentes”, conclui.
Zagueiro do Flamengo já viveu bons momentos jogando em esquema com três zagueiros
Em 2016, David Luiz disse ao GE que a boa fase do Chelsea muito tinha a ver com o esquema com três zagueiros de Antonio Conte. Segundo a explicação, o sistema nada a tem a ver com retranca, e sim com ofensividade, já que o clube inglês naquela altura tinha marcado nove gols sem sofrer nenhum em três jogos.
“É inegável dizer que o esquema com três zagueiros deu muita segurança defensiva e, ao mesmo tempo, não deixamos de ser ofensivos. Estou muito feliz com esse momento, as coisas têm dado certo e isso é fruto de muito trabalho. De um trabalho diário nos treinos e de entendimento de como joga o adversário. Temos sido recompensados com os resultados, mas o campeonato é longo e ainda temos muitos objetivos pela frente”, explicou. Na temporada, aliás, o Chelsea acabou vencendo a Premier League, sendo o último título inglês até aqui.
Fabrício Bruno acredita que sistema dá certo no Flamengo
Fabrício Bruno já foi perguntado sobre o tema na zona mista e acredita que mesmo com as falhas defensivas e os gols sofridos, a tríade na zaga tem tudo para dar certo no Flamengo após o desenvolvimento.
“Com três zagueiros, fica um sistema mais de mano a mano. Vem dando certo, apesar de tomar gol, a gente ganha mais pessoas no meio de campo e consegue fazer gols. É dar sequência e trabalhar que as coisas acontecem”, explica.
Fabrício, entretanto, admite que é preciso muito trabalho.
“A gente procura se adaptar ao estilo que o Vitor Pereira pede. Talvez seja um estilo diferente para vocês que costumam ver o Flamengo em linha de quatro. A gente vem se adaptando ao trabalho dele. É um cara que veio dar o melhor pelo Flamengo, cara vitorioso. A gente vem assimilando bem, e isso é importante. É dar sequência no trabalho para minimizar os erros e fazer o que ele pede”, conclui o jogador do Mengão.
Vitor Pereira não garante três zagueiros em todos os jogos do Flamengo
Após a vitória por 3 a 2 sobre o Vasco no jogo de ida da semifinal do Carioca, Vitor Pereira respondeu sobre o esquema com três zagueiros e afirmou que é casual. Ou seja, a escalação dos três defensores será avaliada jogo a jogo.
“Os três zagueiros não serão para jogar todos os jogos. Como o Vasco é uma equipe com característica forte… Às vezes vamos jogar com três zagueiros e às vezes não. Depende do adversário”, revelou.