Compartilhar:

Por Diogo Almeida

Em tempos de pandemia, quarentena e cancelamento ou suspensão, como queiram, de jogos e campeonatos de futebol mundo afora, as listas de jogos, jogadores e o que quer que seja relacionado ao futebol, se tornaram tão populares quanto um reality show de gente confinada.

Na televisão, emissoras estão rememorando jogos clássicos. Nos grupos de aplicativos e outros fóruns por aí, passatempos feitos com emojis são distrações felizes em meio ao isolamento social. No Twitter, além da inadjetivável polarização política e confusão mental de quem apenas acessa rede social por raiva da vida, ainda temos nichos resistentes de debates saudáveis sobre o nosso Flamengo, batizarei-os de FlaTwitter, olha que legal. Esse post também é pra vocês.

Escolha do editor: Leia também “O Flamengo em documentários“.

Confesso que eu e este MRN entramos na toca, estamos de soslaio, na espreita, tentando produzir e nem sempre conseguindo. De qualquer forma não desistiremos. Eu, pelo menos, não consigo, por mais que tente ficar afastado para viver a vida sem precisar do ludopédio flamengo exercido como religião através deste almanaque digital errático e com a melhor cobertura esburacada sobre o CRF. O MRN não pode ser pra você, mas pra mim é o melhor escapismo ao qual me habituei a correr de encontro quando as vicissitudes da vida tentam fagocitar-me. Então que bom que você está suave na nave, parceiro. Obrigado pela companhia e seja apoiador com cinco merréis mensais.  

Já que adentrei ao sentimentalismo, confessarei também qual é a minha expectativa sobre vossa pessoa: que tenha chegado até este texto soluçando de frio com a falta do Flamengo no seu dia a dia. Porque fizemos esta lista com 25 jogos inesquecíveis do Flamengo para que você não consiga conter mais suas lágrimas aí dentro dessa máscara de pano.

Um grupo de pós-doutorados em Clube de Regatas do Flamengo não fugiram do desafio e cooperaram. Cada qual em suas academias, com saudade chegaram a esta lista. Eis que aqui estão, portanto, os 25 jogos inesquecíveis do Flamengo de 1980 a 2020. Já estamos trabalhando em outras listas, para que personagens como Rondinelli, Valido e Moderato sejam devidamente relembrados.

P.S.: Nesta lista não definimos ordem de importância. Ou seja, nenhum jogo é mais importante do que o outro. Boa oportunidade para você ganhar um tempo com coisas essenciais: reordene a lista nos comentários de acordo com a sua ordem de importância, usando, se possível, os jogos citados nesta postagem.

De e Zico a Everton Ribeiro, de Romário a Gabigol, de Adílio a Bruno Henrique… Passando por Junior, Romário, Pet, Adriano, Brocador…

1980
1. Flamengo 3×2 Atletico – Final Campeonato Brasileiro 1980

1981
2. Flamengo 6×0 Botafogo – Campeonato Carioca
3. Flamengo 2×0 Cobreloa – Final Libertadores
4. Flamengo 3×0 Liverpool – Final Mundial

1982
5. Flamengo 3×2 São Paulo – Campeonato Brasileiro
6. Grêmio 0x1 Flamengo – Final Campeonato Brasileiro

1983
7. Flamengo 3×0 Santos – Final Campeonato Brasileiro

1986
8. Flamengo 4×1 Fluminense – Campeonato Carioca

1987
9. Atlético-MG 2×3 Flamengo – Semifinais Campeonato Brasileiro

1992
10. Flamengo 3×0 Botafogo – Final Campeonato Brasileiro

1997
11. Flamengo 3-0 Corinthians – Torneio Rio-São Paulo

1999
12. Flamengo 1×0 Vasco – Final Campeonato Carioca
13. Flamengo 3×3 Palmeiras – Final Copa Mercosul
14. Peñarol 3×2 Flamengo – Semifinais Copa Mercosul

2001
15. Flamengo 3×1 Vasco – Final Campeonato Carioca

2009
16. Palmeiras 1×2 Flamengo – Campeonato Brasileiro
17. Flamengo 1-0 Santos – Campeonato Brasileiro
18. Flamengo 3×1 Atlético – Campeonato Brasileiro

2010
19. Flamengo 5 x 3 Fluminense – Campeonato Carioca
20 Flamengo 1×2 Corinthians – Oitavas Libertadores

2011
21. Santos 4×5 Flamengo – Campeonato Brasileiro

2013
22. Flamengo 1×0 Cruzeiro – Oitavas Copa do Brasil

2019
23. Flamengo 2×1 River Plate – Final Libertadores
24. Flamengo 5×0 Grêmio – Semifinais Libertadores
25. Flamengo 3 x 0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro

Nosso trabalho daqui em diante será o de promover uma grande criação de conteúdo sobre estes 25 jogos. Fique conosco!

Diogo Almeida é editor do Mundo Rubro Negro


Ajude a manter o MRN com R$ 5,00 mensais
A imagem destacada foi retirada do site Flamengo Alternativo. Caso você conheça o fotógrafo, mande-nos um email para [email protected] e imediatamente a creditaremos.

Compartilhar: