Desempenho dos rubro-negros nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018

O dia 10 de outubro marcou o fim da fase sul-americana das Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. Foram 10 países participantes, que lutavam por 4 vagas diretas para o maior evento futebolístico do mundo, e uma para a repescagem (destinada ao 5º colocado). A classificação final apontou o Brasil em primeiro lugar, Uruguai vice, Argentina na terceira posição, Colômbia em quarta e o Peru em quinto, o último conquistou a vaga definitiva ao Mundial após eliminar a Nova Zelândia na repescagem. Quatro jogadores do Flamengo entraram em campo na competição.

Dos atletas rubro-negros convocados para às suas respectivas seleções, Gustavo Cuéllar e Orlando Berrío participaram da campanha colombiana. Miguel Trauco e Paolo Guerrero foram titulares absolutos da seleção peruana nessas eliminatórias. Assim, analisaremos estatisticamente a participação desses quatro jogadores do Flamengo nas Eliminatórias para a Copa do Mundo 2018, que será realizada na Rússia.

- Advertisement -

 

Colômbia – Eliminatórias

18 Jogos – 7 Vitórias – 6 Empates – 5 Derrotas – 21 Gols Marcados – 19 Sofridos

- Advertisement -

4º lugar – 27 pontos

No primeiro turno, a Colômbia conquistou 16 pontos. Já no segundo, somou apenas 11 pontos, botando em risco uma classificação praticamente certa, mas conseguiu ficar na 4ª colocação, conquistando vaga direta para a Copa do Mundo 2018. Orlando Berrío e Gustavo Cuéllar representaram o Flamengo pela Seleção Colombiana.

 

Gustavo Cuéllar e Orlando Berrío

 

 

Peru – Eliminatórias

18 Jogos – 7 Vitórias – 5 Empates – 6 Derrotas – 27 Gols Marcados – 26 Sofridos

5º lugar – 26 pontos

Repescagem: 2 Jogos – 1 Vitória – 1 Empate – 2 Gols Marcados

No primeiro turno, a seleção peruana somou apenas 8 pontos. No returno, praticamente dobrou a pontuação (15), contabilizando 23 pontos. Porém, a derrota para a Bolívia (por 2 a 0), na 7ª rodada, rendeu 3 pontos aos peruanos: a Seleção Boliviana foi punida pela FIFA, por escalação irregular do zagueiro Nelson Cabrera. Paolo Guerrero e Miguel Trauco participaram ativamente da classificação peruana para a Copa do Mundo 2018. O atacante foi o artilheiro de sua Seleção, com 6 gols anotados.

A equipe classificou-se em quinto lugar nas eliminatórias da América do Sul, enfrentou a Nova Zelândia na repescagem e, após um empate sem gols na país da Oceania, a vitória por 2 x 0, em Lima, garantiu a vaga definitiva no Mundial da Rússia. O Peru não disputava uma Copa do Mundo desde 1982.

 

Paolo Guerrero

 

Miguel Trauco

 

 

Adriano Skrzypa é estudante de Educação Física e apaixonado por números no futebol. Siga-o no Twitter: @FlamengoNumeros


Este texto faz parte da plataforma de opinião MRN Blogs, portanto o conteúdo acima é de responsabilidade expressa de seu autor, assim como o uso de fontes e imagens de terceiros. O Mundo Rubro Negro respeita todas as opiniões contrárias. Nossa ideia é sempre promover o fórum sadio de ideias. Email: contato@mundorubronegro.com.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here