Compartilhar:

Um pouco sobre Domènec Torrent: ir para o Flamengo é um salto em sua carreira e a real capacidade de vencer títulos.

MRN Informação | Rafael Bizarelo – Twitter: @rafxzel

Domènec Torrent é o nome mais falado para assumir o cargo de treinador do Flamengo. Após saída de Jorge Jesus, o clube procurou treinadores com um estilo de jogo definido, ou seja, buscando jogar de forma ofensiva, propositiva e que não tenha uma diferença brusca ao trabalho do português.

Torrent é mais conhecido por ter sido auxiliar de Pep Guardiola de 2008 à 2018, quando ele assumiu o controle do New York City FC, da Major League Soccer. Seu estilo de jogo é o que se espera de um guardiolista: jogo de posição, controle da posse de bola e um forte viés ofensivo. Caso contratado, o treinador espanhol pode não ter tantas dificuldades para implantar tal estilo de jogo, tendo em vista a capacidade técnica do elenco rubro-negro. Ainda assim, ele enfrentou algumas dificuldades no Estados Unidos.

A imagem mostra o New York City de Torrent jogando com seus três zagueiros, Chanot, Sands e Callens, e seus dois volantes, Parks e Rings. Na saída de bola, a equipe sente falta de jogadores pelo lado, e os dois volantes recuam para auxiliar os defensores. O NY City se vê perdido, sem ligação entre defesa e ataque, e os jogadores tentam trocar passes até achar uma opção, mas o adversário começa a pressionar, forçando um erro do time de Torrent. Tais falhas na saída de bola não são incomuns, e se repetiram durante a partida.

Veja também: Flamengo já esteve em chamada de vídeo com Ramírez; multa é de R$ 5 mi

Trabalhar a bola no campo defensivo é algo que não agrada a muitos, e isso por conta dos riscos que tal abordagem oferece. Os riscos, porém, podem não aparecer em um time confiante e com jogadores de alto nível técnico. Léo Pereira, que não teve um bom começo de ano no Flamengo, pode crescer muito com Torrent. No Athletico Paranaense, o zagueiro tinha uma função de jogar até partes mais altas do campo com a bola, e fez este papel muito bem. Vale ressaltar que lá ele não tinha uma dupla como Rodrigo Caio, ou até Gustavo Henrique, dois dos melhores zagueiros do Brasil em 2019.

Se Torrent é fortemente influenciado por Guardiola, é evidente que o tiki-taka aparece em suas equipes. O jogo posicional de Pep Guardiola é uma evolução de uma das características do tiki-taka. A diferença entre os dois é vista na posse de bola. Enquanto o tiki-taka se apresenta com menor intensidade em diversos momentos e com forte troca de passes sem visar a criação de jogadas para gol, o jogo de posição busca a vantagem numérica em zonas do campo. Entendendo as zonas, os jogadores já sabem em qual parte do campo seus companheiros estarão. Uma curiosidade é algo que se tornou perceptível apenas após os jogos sem torcida. Podendo escutar o que os jogadores do Flamengo estavam falando dentro de campo, era possível escutar gritos como “pisa na 14”, ou seja, a zona 14 do campo, a da meia-lua. Esse entendimento das zonas e o conhecimento tático dos jogadores do Flamengo facilitaria muito o começo de trabalho de Torrent.

domenec torrent
Foto: Sky Sports / MLS

As influências do tiki-taka são perceptíveis, mas a velocidade não é deixada de lado pelo espanhol. Quando o time consegue se posicionar de forma organizada, diversas opções são vistas para o jogador com a bola, como é visto na imagem. O camisa 10, Maxi Moralez, tem três opções claras para tocar a bola, e a melhor delas poderia ser o camisa 3, o ala Anton Tinnerholm, mas ele opta em inverter o jogo. Em rápidos toques de bola, a defesa do Sporting Kansas City fica perdida, e Tinnerholm recebe a bola sozinho para marcar o primeiro gol da vitória por 3-1.

Gostou desse conteúdo? Nós acreditamos ser possível criar conteúdo de qualidade sobre o Flamengo. Se você também acredita, clique aqui e torne-se apoiador do MRN.

A velocidade seria algo fácil de se achar no Flamengo. Gerson, o coringa, tem uma capacidade técnica elevada e é capaz de fazer uma ótima conexão entre defesa e ataque, ainda tendo meias como Everton Ribeiro para a criação e Arrascaeta, que ainda pode jogar pelo lado esquerdo, mas que jogou como meia no Cruzeiro em diversos momentos. O ataque do Flamengo é veloz e letal. Bruno Henrique e Gabigol são rápidos e extremamente goleadores. O nível técnico do Flamengo é muito superior ao do New York City, e Torrent conseguiu a segunda melhor campanha na última MLS, mas acabou eliminado nas semifinais da conferência. Ir para o Flamengo é um salto em sua carreira e a real capacidade de vencer títulos.

Compartilhar: