Compartilhar:

Em sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. O atual campeão da Libertadores conheceu seus futuros adversários no torneio mais importante do continente: Independiente Del Valle-EQU, Junior Barranquilla-COL e um time que virá da fase prévia.  

Vale destacar que os confrontos contabilizados são apenas por partidas oficiais de torneios da Conmebol.

De todos os possíveis adversários que podem vir da fase prévia, o Flamengo só enfrentou o Cerro Porteño. Boa notícia para os mais supersticiosos: o primeiro confronto aconteceu na Copa Libertadores de 1981, ano do primeiro título rubro-negro, em partidas válidas pela fase de grupos daquela edição.  
 
E foram dois atropelos. No Maracanã, o Flamengo venceu por 5 a 2, e fora de casa o Mais Querido goleou por 4 a 2. 

Em 1998 os times voltaram a se encontrar na extinta Copa Mercosul, novamente pela fase de grupos e outra vez Mengão venceu ambos os duelos. No Maracanã o Fla venceu por 2 a 0 e em Assunção, bateu o Cerro por 3 a 2.  

Os outros possíveis adversários da fase prévia são: Barcelona-EQU, Carabobo-VEN, Progreso-URU, Sporting Cristal e Universitario, ambos do Peru. 

Independiente Del Valle 

Já dos garantidos na fase de grupos contra o Flamengo, o Independiente Del Valle jamais enfrentou o Rubro-Negro em competições oficiais. O clube equatoriano é o atual campeão da Sul-Americana e vai fazer a final da Recopa contra o Flamengo. O Del Valle é um time em ascensão no futebol do Equador, até 2009 era um clube de segunda e terceira divisão. Mas, desde 2013, vem disputando a Copa Sul-Americana e a Libertadores com regularidade. Sendo, inclusive, vice-campeão da Copa Libertadores em 2016.  

Junior Barranquilla 

O outro time da chave é o Junior Barranquilla que enfrentou o Mais Querido recentemente na Copa Sul-Americana de 2017, e o Mengão venceu tanto no Maracanã quanto em solo colombiano. Mas, se engana quem acha que Flamengo e Junior se enfrentaram somente em 2017. Pela fase de grupos da Libertadores de 1984, o Fla bateu o time colombiano nas duas partidas. 3 a 1 no Maracanã e 2 a 1 em Barranquilla.  


Não deixe de ler também

Compartilhar: