Desgastado com jogos consecutivos, o Maracanã será fechado na próxima semana para um tratamento no gramado. A medida foi estabelecida após o jogo do Vasco no domingo (20), mas o campo já sofria com estragos há algum tempo. Desse modo, o Flamengo não conseguiu cumprir uma promessa feita ainda em 2022, após investir R$ 4 milhões para mudanças no estádio.
Na ocasião, o Maracanã recebeu uma longa e profunda reforma depois de muitas reclamações no final de 2021. Assim, um sistema híbrido de gramado foi plantado no campo: 90% natural e 10% sintética. A expectativa e promessa do CEO do estádio, Severiano Braga, era que o gramado do Maracanã não apresentasse mais nenhum problema a partir dali, se tornando o melhor do Brasil.
“Essa tecnologia é utilizada em vários estádios de ponta da Europa. Vai ficar maravilhoso”, garantiu Severiano Braga em janeiro do ano passado.
Leia mais: Bap chama gramado do Maracanã de ‘pior do Brasil’ como se não tivesse nada a ver
Contudo, isso ficou longe de acontecer. Mesmo após a implantação da grama híbrida, o campo do estádio seguiu sendo uma dor de cabeça para Flamengo e Fluminense, alvo de críticas em grande parte dos jogos. A situação, portanto, agravou no último final de semana, quando o Maracanã recebeu duas partidas em menos de 15 horas.
A Data Fifa, que acontece na primeira semana de setembro, seria o respiro ideal para o estádio para tratar os problemas do gramado. Porém, o jogo do Vasco contra o Atlético-MG, atrapalhou todo o planejamento. Além disso, uma forte chuva durante a partida deixou o estrago ainda mais visível, com muita lama e buracos por todos os lados do campo.
Flamengo e Fluminense arcam com prejuízos deixados pelo Vasco
Assim, mais uma vez, quem pagará a conta será o Flamengo e Fluminense. Isso porque, depois do estrago causado pelo jogo do Vasco de última hora no estádio, a dupla Fla-Flu entra em campo nesta semana. Certamente, a grama do Maracanã ainda não está recuperada do desgaste do último domingo (20), e o time das laranjeiras recebe o Olimpia já nesta quinta (24) pela Libertadores.
O Flamengo, por fim, joga dois dias depois contra o Internacional. Vale destacar que o Mais Querido já irá passar um mês longe do Maraca, visto que em outubro, o estádio será fechado pela Conmebol para iniciar os preparativos da final da Libertadores.