Compartilhar:

Rubro-Negro venceu o Boavista nesta quarta-feira (01) e está próximo da conquista de seu 36º Campeonato Carioca.

Adriano Skrzypa | MRN Informação

Dois jogos separam o Flamengo do título do Campeonato Carioca 2020. Após a vitória no Maracanã diante do Boavista por 2 a 0, com gols de Pedro e Gerson, o Rubro-Negro garantiu a primeira colocação na tabela geral da competição (somatório das fases de grupos da Taça Guanabara e da Taça Rio). Além disso, poderá “economizar” duas partidas e conquistar o seu 36º estadual na próxima semana. Entenda como:

De acordo com o regulamento da competição, a final do Campeonato Carioca 2020 será disputada pelos clubes vencedores da Taça Guanabara e da Taça Rio…

regulamento carioca 2020 - 1

Mas e se o mesmo clube conquistar as duas Taças? Neste caso a final seria composta, portanto, entre o campeão delas e o detentor da melhor campanha geral no decorrer da competição, como alega o Artigo 29 do regulamento.

regulamento carioca 2020 - 2

E se um mesmo clube vencer a Taça Guanabara, a Taça Rio e tiver a melhor campanha geral da competição? Aí é só entregar o caneco, de acordo com o Artigo 31…

regulamento carioca 2020 - 3

Em conclusão, qual a situação do Flamengo no Campeonato?

1 – Flamengo conquistou a Taça Guanabara

Após terminar na segunda colocação na fase de grupos, o Flamengo derrotou o Fluminense na semifinal (3 a 2) e garantiu o título da Taça Guanabara, diante do Boavista (2 a 1). Assim, já garantiu automaticamente a vaga na decisão do Campeonato Carioca. Mas será que pode melhorar?

2 – Flamengo é detentor da melhor campanha geral do Carioca 2020

11 jogos – 9 vitórias – 1 empate – 1 derrota. Os 28 pontos conquistados nas fases de grupos da Taça Guanabara e da Taça Rio (semifinal e final não inclusas) renderam ao Flamengo o primeiro lugar na classificação geral do Campeonato Carioca.

3 – Se o Flamengo vencer a Taça Rio, não há necessidade da final do Estadual

100% de aproveitamento e líder do grupo A na fase de grupos. Portanto, o Flamengo enfrentará o segundo colocado do grupo B na semifinal da Taça Rio, com a vantagem do empate para avançar à final (em caso de empate, a decisão ocorrerá nas penalidades máximas). Ambos os jogos serão em partida única. Aliás, as datas já foram definidas: confira aqui.

E se, por exemplo, o Flamengo não vencer a Taça Rio? O clube já está garantido na final do Campeonato Carioca, com a vantagem de escolher o mando de campo da primeira ou segunda partida.

regulamento carioca 2020 - 4

Crédito imagem destacada: Alexandre Vidal/Flamengo

Não deixe de ler também

Compartilhar: