Antigo sonho da torcida do Flamengo, o estádio próprio desta vez parece mais perto do que nunca de sair do papel. O jornal Metrópoles publicou nesta quarta-feira (13) novos detalhes dos últimos desdobramentos da tentativa do Flamengo construir um estádio em um terreno da Caixa Econômica Federal no Gasômetro.
Segundo a reportagem, o Flamengo aguarda a provável troca de comando na Caixa Econômica Federal para retomar as conversas para a cessão do terreno. O presidente Rodolfo Landim, porém, já encontrou um profissional rubro-negro oriundo do mercado financeiro para comandar as negociações. O nome desse profissional é mantido em sigilo.
Leia mais: 15 razões para o Flamengo construir seu estádio no Gasômetro
Na estimativa do dirigente, os trâmites burocráticos devem durar mais três anos. A partir daí, ele estima que seria possível concluir as obras em dois anos. Ou seja, num cenário otimista o estádio estaria concluído em cinco anos.
Além do governo federal, a construção do estádio depende de autorização da prefeitura. O presidente do Vasco, Jorge Salgado, porém, deu a entender no fim de semana que esse projeto está avançando. Um dos mais próximos aliados do prefeito Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo também disse no mês passado que o projeto está andando.
Criação de SAF pode financiar construção de estádio próprio
Uma das alternativas do Flamengo para financiamento do projeto, já defendida publicamente do Landim, seria a criação de uma SAF vendendo uma fatia minoritária do futebol do clube. Com isso, estima o presidente, o Flamengo poderia levantar R$ 1,5 bilhão para a construção do estádio.
A decisão de construir o estádio próprio, porém, ainda não é definitiva. O clube ainda trabalha para obter a concessão definitiva do Maracanã ao lado do Fluminense. Segundo o jornalista Rodrigo Mattos, a construção do estádio próprio depende de uma conta financeira que garanta que a nova arena será mais lucrativa do que o Maracanã.
Entretanto, a final da Copa do Brasil e a média de público na temporada mostram que o atual Maracanã está ficando pequeno para a torcida do Flamengo. Além disso, as constantes decisões da Justiça a favor do Vasco para jogar no estádio apesar de o clube não contribuir com a manutenção estão convencendo cada vez mais gente no Flamengo que a única saída para o clube é construir um estádio próprio.