Os altos investimentos em estrelas mundiais estão colocando o Campeonato Saudita de Futebol no holofote. Desde a chegada de Cristiano Ronaldo à contratação bombástica de Neymar, o mundo tem se espantado com a capacidade financeira dos árabes, que já vivem assediando atletas do Flamengo.
Por isso, os olhares dos amantes do futebol pelo planeta estão começando a se voltar para lá. Contudo, lém das super estrelas que estão chegando, há vários ex-Flamengo começando ou se destacando na competição. Desse modo, o MRN traz a lista com esses jogadores e dá mais um motivo para você ficar de olho do campeonato da Arábia Saudita.
Leia também: ‘É possível’, diz Vitinho sobre ida de jogadores do Flamengo para Arábia Saudita
Cuéllar
A começar pelo que tem mais tempo de casa. Cuéllar foi de xodó no Flamengo a um jogador extremamente regular no Campeonato Saudita. O volante colombiano deixou o Rubro-Negro em 2019, rendendo ao clube cerca de R$ 34 milhões.
Inicialmente ele atuou pelo Al Hilal, onde ficou até julho de 2023. No entanto, com a equipe de Riade buscando trazer grandes craques, ele perdeu espaço e foi negociado. Ele teve seu nome fortemente ligado a um retorno ao Brasil, mas preferiu seguir no país e se transferiu para o Al Shabab.
Por lá ele conquistou 2x Liga dos Campeões da Ásia, 3x Campeonato Saudita, 2x Copa do Rei da Arábia Saudita e uma Supercopa Saudita.
Michael
Michael foi mais um xodó que deixou o Flamengo para o futebol árabe. O ponta velocista, driblador e bom de resenha foi vendido ao Al Hilal em 2022, após temporada incrível com o Manto Sagrado. Nesse sentido, sua transferência rendeu cerca de R$ 45,5 milhões.
O “Robôzinho” teve dificuldades no início e batalhou para se adaptar aos costumes do país. Desde que foi para lá vê seu nome ventilado em clubes do país, com o Grêmio sendo o mais forte deles pela relação que tem com Renato Gaúcho. Contudo, atualmente com um time estrelado e Jorge Jesus como treinador, ele parece pronto para seguir na Liga Saudita. Vale lembrar que ele e o “Mister” têm uma boa relação dos tempos de Flamengo, já que foi o português que o contratou para defender o Manto Sagrado.
Michael já conquistou um Campeonato Saudita e uma Copa do Rei da Arábia Saudita.
Vitinho
Não tão querido pelo torcedor do Flamengo apesar de fazer parte de uma geração vitoriosa, Vitinho é mais um ex-jogador do clube na Arábia Saudita. O ponta deixou o Rubro-Negro em meados da temporada 2022 e não rendeu dinheiro aos cofres do Mais Querido.
Porém, diante da proximidade do fim do seu contrato, o Fla conseguiu liberá-lo do restante do seu acordo e, em troca, manteve 35% dos direitos do atleta. Vitinho defende o Al Ettifaq, time hoje treinado por Gerrard, lenda do futebol inglês, e vem se destacando no início da nova temporada.
Paulo Victor
Esse não saiu direto do Flamengo para o futebol árabe. Nesse sentido, o goleiro que é cria e jogou no Rubro-Negro até 2017, antes de optar ir para o Grêmio, está no Al Ettifaq desde de julho de 2022.
Companheiro de Vitinho, ele vem mantendo uma boa regularidade no Campeonato Saudita e é titular absoluto da sua equipe.
Bruno Viana
Nome de menor apelo na nossa lista, o zagueiro Bruno Viana é o “caçula” de futebol árabe dentre todos. Chegou para defender o Al Hazem há cerca de um mês, tendo feito apenas um jogo até então, que foi justamente uma derrota para o Al Ettifaq de Vitinho e Paulo Victor.
Bruno Viana defendeu o Flamengo em 2021, vindo de empréstimo junto ao Braga, de Portugal. Entretanto, ele nunca conseguiu conquistar o torcedor e acabou voltando para Portugal no ano seguinte. Atualmente seu passe pertence ao Coritiba.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Projeto indica propagação de som menor no setor visitante do estádio do Flamengo
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo
- Potencial construtivo do estádio do Flamengo será assinado na Gávea por Paes
- Projeto do estádio do Flamengo prevê urubu gigante no teto