Compartilhar:

Sem Caju, convocado por Zagallo, o Flamengo fechou a preparação para o Brasileiro excursionando pelo Zaire, Grécia e Oriente Médio

Por Gustavo Roman

Enquanto o Palmeiras sagrava-se bicampeão nacional ganhando o campeonato de 73 já em 74, Zagallo convocava os 40 para a Copa — 22 da lista oficial mais os 18 da lista de suplente. Com apenas Paulo Cézar Caju entre os chamados, o Flamengo partia para uma excursão à África.

O primeiro desafio seria enfrentar a Seleção do Zaire, que estava no grupo do Brasil na Copa do Mundo. Numa partida cheia de emoções houve um empate de 4 a 4. Os gols foram de Zico (2), Dario e Zé Mário. Três dias depois, na revanche, nova igualdade. 3 a 3 (Zico, Dario e Paulinho).

Veja também: Biografia Rubro-Negra – Capítulo 1: Um 1973 para esquecer e o começo de 74 – Zico vira titular com Joubert

Da África o Fla seguiu para a Grécia. Lá, foi derrotado pelo Olympiacos por 2 a 1. O gol foi marcado pelo ponteiro Rogério. De lá a equipe viajou para Ryad, na Arábia Saudita. Diante da seleção nacional e da presença do Sultão nas tribunas de honra mais uma vez o time não conseguiu vencer. 2 a 2. Com dois gols de Zico.

48 horas depois era hora de encerrar a excursão enfrentando o Kuwait. E finalmente o triunfo veio. Num confronto bastante equilibrado o time carioca venceu por 3 a 2. Zico marcou mais uma vez e novamente foi o grande destaque. Dario e Paulinho completaram o escore. Era hora de voltar ao Brasil e se preparar para a estreia no Campeonato Nacional.

Caju, junto com o goleiro Renato, foi convocado por Zagallo em 1974. Na foto, o craque em ação no México. Crédito: veja.abril.com.br.

Crédito imagem destacada no post e nas redes sociais: Foto oficial do time do Flamengo campeão do Carioca de 74. Ao final do post você encontra vídeo do Canal 100 com imagens deste título que será contato em detalhes, aqui, na série histórica Biografia Rubro-Negra.

Clique aqui e apoie o MRN com apenas R$ 5,00 mensais.

Não deixe de ler também

Compartilhar: