O zagueiro Fabrício Bruno chegou ao Flamengo em 2022 como uma aposta e rapidamente surpreendeu os torcedores. Desde então, o atleta se tornou um dos destaques do sistema defensivo rubro-negro. No entanto, segundo dados do portal Sofascore, o zagueiro passou a liderar diferentes estatísticas depois da chegada do técnico Jorge Sampaoli.
Fabrício Bruno é o pilar defensivo do time de Jorge Sampaoli. Afinal, o atleta participou de todos os 23 jogos do treinador no Flamengo, 22 como titular. Sendo assim, é natural que o atleta seja o grande destaque do elenco entre os defensores.
Leia mais: Desfalques e retornos: veja provável escalação do Flamengo contra o Fluminense
Fabrício lidera a estatística de ações defensivas, com 171 ao longo dos 23 jogos, média de 7,4 por jogo. Além disso, o atleta é o primeiro em cortes (93), duelos aéreos vencidos (36) e tem o melhor aproveitamento do elenco nos duelos (67%).
Entretanto, a principal evolução de Fabrício Bruno não foi na fase defensiva. Com Sampaoli, o time do Flamengo voltou a ter posse de bola pela maior parte dos confrontos e o zagueiro é muito exigido na saída de bola.
A resposta foi positiva, já que o zagueiro se destaca em passes verticais e número de ações com bola. O camisa 15 tem um total de 630 passes verticais em 23 jogos, média de 27 por jogo. Vale destacar que esses passes muitas vezes quebram as linhas de defesa do adversário e oportunizam chances do Fla marcar gols.
Por fim, o atleta teve 1.830 ações com bola desde a chegada do treinador. Presente em todos os jogos com o técnico, Fabrício certamente estaria nas primeira colocações. Todavia, o jogador mostrava certa dificuldade com a bola e a liderança na estatística demonstra e evolução técnica e de confiança.
Fabrício Bruno desfalca o Flamengo contra o Fluminense
Jorge Sampaoli não terá Fabrício Bruno à disposição para uma partida pela primeira vez. Isso porque o atleta está suspenso por acumulo de cartões amarelos e desfalca o Flamengo no clássico contra o Fluminense, neste domingo (16), às 16h, pela 15ª rodada do Brasileirão.
Além de Fabrício, Bruno Henrique, Pulgar, Ayrton Lucas e Matheuzinho são os desfalques do Rubro-Negro para o clássico. Dessa forma, Sampaoli prepara mudanças na equipe e deve escalar o seguinte time: Matheus Cunha; Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Allan (Thiago Maia), Victor Hugo, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol.