Nesta quarta-feira (16), o Flamengo enfrentou o Grêmio pela segundo jogo das semifinais da Copa do Brasil. O Mengão venceu o jogo por 1 a 0 e se classificou para a final do torneio nacional. O gol do Mais Querido no jogo decisivo foi marcado por Arrascaeta.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado e marcado pelo alto número de faltas, 27 no total. O Flamengo não conseguiu tem amplo domínio do adversário no jogo, mas criou boas chances de marcar e parou no goleiro Gabriel Grando. Na segunda etapa, o Grêmio começou muito intenso e chegou a colocar bola na trave. Entretanto, Arrascaeta marcou de pênalti aos 27 minutos e garantiu a classificação. Além disso, vale destacar que o time apresentou postura completamente diferente da apática dos últimos jogos.
Leia mais: Data de lançamento do terceiro uniforme do Flamengo vem à tona
Com o resultado, o Flamengo confirma o favoritismo na partida e garante classificação para a segunda final de Copa do Brasil consecutiva e nona vez em toda história. Com duas vitórias, o Rubro-Negro avança para com placar agregado de 3 a 0.
Nas finais, o Flamengo enfrentará o São Paulo, que venceu o Corinthians por 3 a 2 no placar agregado e se classificou. Os jogos estão marcados para acontecerem nos dias 17 e 24 de setembro. O que representa uma mudança em relação aos outros anos, já que os jogos serão em fins de semana.
Como Flamengo x Grêmio
O Flamengo começou melhor que o Grêmio e controlando a posse de bola nos minutos iniciais. Logo aos 6 minutos, troca de passes do time terminou em cabeçada de Bruno Henrique, mas Gabriel Grando fez ótima defesa. Por outro lado, o Grêmio encontrava dificuldades em retomar a bola e optou por cometer faltas na tentativa de diminuir o ritmo rubro-negro.
As diversas paralisações do jogo foram efetivas para diminuir a intensidade do jogo e o time gaúcho melhorou na partida. Apesar de ainda controlar a bola pela maior parte do tempo, o Fla não conseguiu levar perigo ao gol adversário nos minutos seguintes. Além disso, aos 28 minutos, Matheus Cunha fez grande defesa para evitar o primeiro gol do Grêmio.
O Mengão voltou a ameaçar apenas no fim do jogo. Primeiramente, ótimo contra-ataque puxado por Victor Hugo, mas o meia não conseguiu encontrar Bruno Henrique livre na grande área. Em seguida, Arrascaeta chutou colocado e parou no goleiro do Grêmio.
No fim, apesar de não conseguir manter o ritmo inicial, o Flamengo teve as chances mais claras de marcar na primeira etapa do jogo. Já o Grêmio conseguiu trocas de passe com velocidade no campo ofensivo e teve grande chance com Bitello, mas chegou principalmente em bolas paradas.
2º tempo
O Flamengo voltou com ritmo lento do intervalo e viu o Grêmio criar duas chances nos primeiros sete minutos. As duas foram com o atacante Luis Suárez, no entanto, Matheus Cunha não teve dificuldade em defender as finalizações do uruguaio e manteve o empate no placar.
O Rubro-Negro diminui o ímpeto do Grêmio a partir dos 20 minutos e cresceu no jogo. Aos 23 minutos, Léo Pereira cabeceou a bola depois de escanteio e a bola bateu no braço do zagueiro Rodrigo Ely, que estava bem aberto. O VAR recomendou a revisão e o árbitro Bráulio da Silva Machado marcou a penalidade.
Sem Pedro e Gabigol em campo, a responsabilidade da cobrança foi de Arrascaeta. O ídolo rubro-negro cobrou no meio do gol e abriu o placar para o Rubro-Negro no jogo. O gol encaminhou a classificação e o Grêmio claramente sentiu.
Assim, o Fla foi melhor nos minutos finais apesar de não criar chances claras de marcar. O Mengão se classifica para a nona final de Copa do Brasil de sua história e pode conquistar o quinto título.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo
- Potencial construtivo do estádio do Flamengo será assinado na Gávea por Paes
- Projeto do estádio do Flamengo prevê urubu gigante no teto
- Disney+ lança documentário do Flamengo sobre a conquista da Libertadores 2019