O Flamengo venceu o São Paulo por 1 a 0, nesta quarta-feira (14), no Maracanã, na partida de volta das semifinais da Copa do Brasil, com gol marcado por Arrascaeta. Dessa forma, o Rubro-Negro se classificou para a final da Copa do Brasil, a oitava na sua história. Nesse sentido, o Mais Querido busca o tetracampeonato.
Maduro, o Flamengo controlou o jogo e assim deixou o São Paulo correr. Com a defesa muito sólida, o time aproveitou a chance que teve para então matar o ímpeto do adversário. O Flamengo volta a campo neste domingo (18), às 16h, no Maracanã, contra o Fluminense, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na Copa do Brasil, entretanto, o Mais Querido decide o título em 12 e 19 de outubro. O adversário, aliás, será definido nesta quinta-feira (15), entre Fluminense e Corinthians. Veja como foi o jogo.
1º Tempo – Desconforto, mas com alívio uruguaio
O Flamengo de Dorival Júnior entrou em campo com força máxima, repetindo o time que vinha jogando nas copas. Dessa maneira, o Rubro-Negro entrou em campo com Santos, Rodinei, David Luiz, Leo Pereira, Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton, Arrascaeta; Pedro e Gabigol.
O São Paulo de Rogério Ceni foi corajoso e veio para cima no início do jogo. Mas, mesmo chegando em todas as bolas, o tricolor não criou grandes chances. A melhor finalização foi de Luciano, mas o lance estava parado por impedimento.
Aos poucos, o Flamengo foi se encontrando em campo, mas também o fôlego do São Paulo foi acabando. Já aos 16 minutos, Everton Ribeiro achou Pedro livre para marcar, mas o camisa 21 estava adiantado e o gol foi invalidado.
O Flamengo seguiu tendo cada vez mais controle do jogo, pois os quatro da frente começaram a achar espaços. Gabigol recebeu livre entre o meio campo e a defesa do São Paulo e bateu para grande defesa do goleiro Jandrei. Isso aos 29 minutos.
Gol do Flamengo!
Aos 35, não teve remédio. Mais uma vez o Flamengo puxou um contra-ataque. Pedro escorou bola de David Luiz e tocou para Everton, que achou Arrascaeta no facão para a esquerda já dentro da área. O uruguaio usou sua conhecida cavadinha para colocar a bola nas redes.
Antes do fim do primeiro tempo, Gabigol quase marcou um golaço. Everton achou Arrascaeta de novo, mas dessa vez a zaga cortou. Gabigol bateu de primeira de cobertura, mas Jandrei salvou quase na linha. Seria um golaço, aos 41 minutos.
Na ásida para o intervalo, Arrascaeta falou sobre o que o Flamengo precisa fazer para ampliar a vantagem: “A gente sabia que eles iam vir com tudo. Tentamos aproveitar os espaços deles nos contra-ataques e conseguimos fazer um gol. No segundo tempo é ficar mais com a bola.”
2º Tempo – Maturidade para controlar o jogo até o fim
Como de costume, Dorival Junior não fez mudanças logo no intervalo. Assim como no primeiro tempo, o São Paulo foi bravo e veio para cima, mas mais uma vez esbarrou nas atuações praticamente perfeitas da zaga rubro-negra.
David Luiz foi o rei do tempo de bola, pois interceptou diversos passes que poderiam virar chances de gol do São Paulo. Leo pereira e Filipe Luís também foram sólidos durante todo o jogo. Na frente, foram poucas chances, já que o time errou bastante nos últimos passes.
A grande chance veio logo aos cinco minutos, pois Arrascaeta achou Gabigol na área pela direita. Na sobra da dividida entre Gabigol e Jandrei, João Gomes cruzou e Pedro mandou de meia-bicicleta para fora.
O jogo seguiu até o fim com muita troca de bola no meio campo e o São Paulo tentando acelerar de vez em quando. Dorival Junior começou a trocar aos 23 minutos, com Vidal no lugar do Thiago Maia e Victor Hugo no lugar do Everton.
Aos 38, entraram Diego no lugar de Arrascaeta e Cebolinha no lugar de Pedro. E aos 42, Matheus França entrou no lugar de João Gomes. O jogo foi até os 48 minutos e o Flamengo garantiu a vaga. É um time muito maduro que sabe quando acelerar, quando acalmar e quando matar o jogo. Em 180 minutos, o São Paulo jamais chegou perto da vaga.
Depois do jogo, Filipe Luís comentou a classificação para a final: “É muito importante chegar em semifinais e finais todo o ano. Esse elenco está conseguindo isso. Agora temos uma oportunidade de conquistar e fazer história com a camisa do Flamengo, a gente tem que tentar ganhar sempre. Vamos respeitar o adversário, mas vamos para ganhar.”
Flamengo x São Paulo – Lance a Lance
1º Tempo
2’ – Everton recebe de Arrascaeta no comando da área e bate por cima do gol
4’ – Igor Vinicius escapa pelo meio e bate de fora da area. Santos rebate e defende na segunda bola.
6’ – Rodrigo Nestor cabeceia dentro da área e Santos defende.
7’ – Rodinei recebe de Everton na direita, corre para dentro e bate para fora de esquerda.
12’ – Rodrigo Nestor estica bola para Calleri, mas Santos intercepta.
13’ – Amarelo para Reinaldo.
16’ – Pedro marca impedido. Gol anulado.
29’ – Gabigol bate de fora da area e Jandrei faz grande defesa para escanteio.
31’ – Arrascaeta pega sobra da zaga e bate de dentro da área em cima da zaga para escanteio.
35’ – GOL DO FLAMENGO- Everton recebe de Pedro e enfia para Arrascaeta, que toca para o gol de cavadinha na saída de Jandrei.
41’ – Pedro puxa contra-ataque e estica para Arrascaeta. Zaga corta e Gabigol tenta por cobertura. Jandrei salva quase na linha.
2º Tempo
2’ – Arrascaeta estica para Rodinei na direita, que cruza. Zaga corta para escanteio.
4’ – Igor Vinicius cruza da direita e Santos defende
5’ – Arrascaeta puxa contra-ataque e estica para Gabigol na area, que divide com Jandrei. Na sobra, João Gomes cruza da direita e Pedro da de puxeta para fora.
9’ – Calleri escora cruzamento da esquerda, por cima do gol.
14’ – David Luiz afasta cruzamento da esquerda. Na sobra, Patrick bate e a bola bate na zaga e sai para escanteio.
15’ – Luciano cabeceia para defesa de Santos
16’ – Arrascaeta invade a área, toca para Filipe Luis, que toca para Everton bater por cima.
18’ – Everton bate escanteio da esquerda e Leo Pereira emenda de primeira por cima.
19’ – Amarelo para Leo Pereira
20’ – Reinaldo bate falta da direita. Direto para fora.
21’ – Amarelo para Wellington
23’ – Vidal no lugar do Thiago Maia. Victor Hugo no lugar do Everton.
25’ – Arrascaeta acha Gabigol no fundo pela esquerda, que cruza forte demais para Pedro.
27’ – Patrick cabeceia da marca do pênalti. Santos defende.
29’ – Pablo Maia bate de fora da área. Para fora.
38’ – Diego no lugar de Arrascaeta e Cebolinha no lugar de Pedro.
42’ – Matheus França no lugar de João Gomes
46’ – Thales Costa bate de fora da área. Santos joga para escanteio.