O Flamengo venceu mais uma na temporada 2023. O Rubro-Negro derrotou a Portuguesa por 4 a 1, neste domingo (15), no Maracanã. O jogo foi disputado pela primeira rodada do Campeonato Carioca, e foi o primeiro do time principal no ano. Os gols foram marcados por Pedro, Gabigol, Fabrício Bruno e Thiago Maia.
O Flamengo entrou em campo com força máxima, com direito a reestreia de Gerson com o Manto Sagrado, e o primeiro jogo de Vitor Pereira na beira do campo. O português mandou o Rubro-Negro com Santos, Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.
Leia mais: Escalação do Flamengo: força máxima para enfrentar a Portuguesa
Em busca de ritmo de jogo e aumentar a competitividade na pré-temporada, Vitor Pereira optou por mandar a equipe principal para enfrentar a Portuguesa, mas sem mexer na estrutura do time. E assim o Flamengo não tomou conhecimento do rival e venceu com tranquilidade.
Pedro e Gabigol marcam pelo Flamengo no primeiro tempo
O primeiro gol saiu logo aos 11 minutos. Arrascaeta acionou Ayrton Lucas na linha de fundo, e após belo cruzamento do lateral, o novo camisa 9 do Flamengo, Pedro, marcou de peito. O Mengão seguiu controlando o jogo, e aos 22 Everton Ribeiro quase marcou um gol de placa. O camisa 7 recebeu de Pedro, passou pelo zagueiro e cavou por cima do goleiro, mas a bola saiu por cima do travessão.
Aos 37’, Pedro arrancou com a bola desde o campo de defesa, e serviu Gabigol em profundidade. O camisa 10 rubro-negro limpou o defensor e bateu forte no canto, e a bola ainda bateu na trave antes de entrar. 2×0 Flamengo. Mas três minutos depois a Portuguesa descontou após bobeada inacreditável de Ayrton Lucas, que tentou recuar para Santos, mas tocou no pé do atacante adversário, que só completou para o fundo do gol. Final de primeiro tempo: Flamengo 2×1 Portuguesa.
Flamengo segundo tempo
O segundo tempo começou com o Flamengo em cima, e logo de cara ampliou o placar. Assim, aos cinco minutos, após escanteio, Pedro fez uma jogada espetacular na linha de fundo, driblou dois defensores e cruzou rasteiro. A bola cruzou a grande área e parou nos pés de Fabrício Bruno, que só escorou para o fundo das redes.
Aos oito, Pedro marcou mais um belo gol, mas a arbitragem anulou alegando que a bola bateu na mão do camisa 9 do Flamengo. Depois de ampliar o placar o Flamengo abaixou a intensidade, começou a dar mais a bola para o adversário, e por isso, aos 20 minutos, Vitor Pereira promoveu três alterações. Cebolinha, Marinho e Matheuzinho entraram nos lugares de Varela, Arrascaeta e Everton Ribeiro.
Aos 27′, Vidal e Pulgar também foram ao campo, nos lugares de Pedro e Gerson. Gabigol foi empurrado para a referência, com Marinho aberto na direita, Cebolinha na esquerda e Vidal jogando um pouco mais adiantado pelo meio.
Já na reta final da partida, aos 39′, Gabigol encontrou Matheuzinho na linha de fundo, o lateral invadiu a área e cruzou para Thiago Maia, que bateu de esquerda no ângulo. 4 a 1 Flamengo e vitória confortável na estreia do time principal no Campeonato Carioca.