O Flamengo é tetracampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. No entanto, a última conquista do Mais Querido na Copinha foi em 2018. Na ocasião, aliás, o Mengão enfrentou uma forte geração 99 e 98 do São Paulo e venceu por 1×0 em pleno Pacaembu lotado. O gol do título foi de Wendel aos dois minutos de jogo.
Essa conquista foi na superação, com cara de Flamengo, pois o adversário pressionou o segundo tempo inteiro. Por isso, o goleiro Yago Darub saiu como melhor em campo, fazendo defesas impressionantes. Na época, o time tricolor contava com jogadores muito mais badalados e que, não por acaso, hoje em dia estão no futebol profissional, como por exemplo: Antony, Liziero, Igor Gomes, Gabriel Sara, Luan e Helinho.
Leia mais: Flamengo conhece adversários da próxima Copinha
A campanha do último título da Copinha
Os Garotos do Ninho fizeram uma campanha muito sólida defensivamente, afinal, a defesa voi vazada apenas três vezes em nove jogos. Jogando na Arena Barueri, o time do professor Maurício Souza foi líder do Grupo 21 e assim se classificou com sete pontos ganhos.
Primeira fase
Flamengo 6×0 Ji-Paraná
Gols: Patrick, Pepê, Lucas Silva (2), Wendel e Vitor Gabriel
Flamengo 1×1 Aimoré
Gol: Luiz Henrique
Flamengo 2×0 Oeste
Gols: Lucas Silva e Pepê
Segunda fase
Flamengo 5×0 Elosport-SP
Gols: Germane contra, Luiz Henrique, Yuri, Danta e Patrick
Terceira fase
Flamengo 1×0 Coritiba
Gol: Henrique, contra.
Finais da Copinha
Oitavas
Flamengo 1×0 Audax – Arena Barueri
Gol: Bill
Quartas
Flamengo 1×0 Avaí
Gol: Vitor Gabriel
Semifinal
Flamengo 3×2 Portuguesa – Canindé
Gols: Vitor Gabriel (2) e Luiz Henrique
Final
São Paulo 0x1 Flamengo – Pacaembu
Gol: Wendel
Mas aonde estão os 11 titulares na grande final? O MRN apurou o destino dos crias: nesse sentido, vários passaram pelo futebol português, tem jogador na faculdade, no futebol de Sergipe, na Letônia e até na segunda divisão do Chipre.
Aonde estão os 11 titulares na grande final da Copinha 2018?
Yago Darub
O melhor em campo na final da Copinha 2018 se despediu do Ninho do Urubu em janeiro de 2022, depois de oito anos de Flamengo. Passou por várias equipes mas não se firmou em nenhuma delas. Vestiu as camisas de: Red Bull Brasil, Cianorte, Remo, Garibaldi-RS e em 2023 vai defender o Asa de Arapiraca.
Zagueiros e laterais
Matheus Dantas
O zagueiro Matheus Dantas nunca se firmou no time profissional do Flamengo nas poucas chances que teve. Assim, depois de deixar a Gávea ele também rodou por vários clubes até chegar ao PO Xylotymbou da segunda divisão do Chipre. Antes disso, entretanto, defendeu as cores de Oeste e de dois clubes da segunda divisão portuguesa: Casa Pia e CF Estrela.
Patrick
O zagueiro Patrick é da famosa geração 2000 do Flamengo, mas não virou o que se esperava dele. O defensor foi emprestado ao Midtjylland da Dinamarca mas sofreu uma grave lesão no joelho e acabou voltando ao Brasil. No começo desta temporada foi emprestado ao Tombense, mas o não fica pra 2023. o contrato com o rubro-negro termina agora em dezembro de 2022.
Bernardo
O lateral direito Bernardo sequer está atuando profissionalmente e atualmente está cursando Treinamento Esportivo em uma faculdade na cidade do Porto. Depois de deixar o Mais Querido passou por dois clubes brasileiros: Madureira bem como o Nacional Atlético Muriaé (MG). Em seguida vestiu a camisa de três equipes lusitanas: Vicente Pereira, Ovarense e União Leiria.
Pablo Maldini
O lateral esquerdo Pablo Maldini sequer estreou pelo time profissional do Flamengo. Passou por FC Telavi (Geórgia), Estoril Sub-23 e agora então atua pelo CD Trofense da segunda divisão portuguesa desde julho de 2022.
Volantes e meias
Theo
O volante Theo também nunca jogou profissionalmente pelo Mengão. Foi liberado no começo de 2019. O meio-campista passou pelo futebol da Bielorússia, depois jogou no Nacional de Muriaé-MG e no Nacional de Manaus. Atualmente defende o Falcon-SE.
Hugo Moura
O volante Hugo Moura é o que está em melhor fase entre esses 11 Garotos do Ninho. O meio-campista está no Athlético-PR onde tem contrato até 2026 e foi titular no vice-campeonato da Libertadores. Antes disso, também foi emprestado ao Coritiba.
Pepê
O meia Pepê é o segundo que mais “vingou” daquele elenco. Fez um gol importante no título do Brasileirão de 2020 contra o Palmeiras no Mané Garrincha. O meio-campista agora está no Cuiabá, desde 2021. No Dourado, o cria do Ninho joga com regularidade tanto é que recebeu sondagens do Grêmio.
Atacantes da Copinha
Bill
O momento de maior destaque do atacante Bill foi o gol do título da Taça Rio de 2019, contra o Vasco, no Maracanã. Ele completou um cruzamento do ídolo De Arrascaeta que na época era recém chegado. De resto, o cria do Ninho rodou por vários clubes e nunca se firmou. Atualmente está no futebol da Letonia. No começo do ano foi um dos brasileiros que viveram momentos de terror com a guerra na Ucrânia, quando defendia o Dnipro.
Lucas Silva
Lucas Silva teve algumas oportunidades com Jorge Jesus mas nunca agradou a Nação rubro-negra. Consequentemente, o atacante foi negociado com o Paços de Ferreira de Portugal. Atualmente defende as cores do Avaí onde tem contrato até 2023.
Wendel
O autor do gol do último título da Copinha sempre foi um atacante de muita força física. Ele também joga na liga portuguesa. Entretanto, diferente dos companheiros, ele atualmente veste a camisa de um dos maiores de Portugal: o Porto. Antes de chegar ao gigante português, em junho deste ano, Wendel atuou em outros dois clubes do país: Leixões, SC Covilhã.
Técnico: Mauricio Souza
Mauricinho deixou o Flamengo no começo de 2022 e no momento está sem clube. O técnico assumiu o time profissional do Vasco mas ficou pouco mais de um mês e foi demitido em julho deste ano.