Compartilhar:

O percurso do Flamengo contra clubes europeus começou bem antes de 1981. Mais precisamente em seis de junho de 1948, o Mais Querido enfrentou o inglês Southampton, perdendo pelo placar de 3×1, mas no ano seguinte venceu o também inglês Arsenal pelo mesmo placar.

Porém, na história do Flamengo o ano de 1954 chama atenção no que toca os amistosos internacionais do Rubro-Negro, que formou um capítulo na curiosa relação entre a Gávea e o futebol alemão. Naquele ano o Flamengo enfrentou sete clubes germânicos em uma “turnê” de amistosos, algo comum naquela época, mas impensável nos dias atuais.

Veja também: Emoção no Maracanã: um Brasil x Alemanha com meio time do Flamengo

A primeira partida ocorreu em 11 de abril contra o Eintracht Frankfurt em um empate de 1×1. No mesmo mês, nos dias 24 e 25, empates 2×2 marcaram as partidas contra o Nürberg e Stuttgart, respectivamente. No mês de maio, o Flamengo perdeu para o Saarbrücken por 4×3, derrotou o Reutlingen por 3×0, empatou em 1×1 com o Hamburgo e finalizou o circuito germânico vencendo o Werder Bremen por 4×1. No total, o rubro negro somou duas vitórias, quatro empates e uma derrota.

Flamengo x Eintracht Frankfurt (1980)


Depois de 1954, várias partidas marcaram o reencontro flamenguista com o futebol germânico. Em 1960, o Mais Querido empatou com o Alemannia Aachen (5×5), venceu o Rot-Weiss (2×1), em 1964 venceu o Bayern Hof (2×1), e enfrentou novamente o Alemannia Aachen, dessa vez com vitória (1×0).

Os anos de 1980 foi marcado pelo reencontro com o Eintracht Frankfurt com vitória (3×1) apenas seis dias após a conquista do primeiro Campeonato Brasileiro. Gols de Zico, Nunes e Andrade . Além disso houve o duplo enfrentamento contra o Bayer Leverkusen, somando um empate e um êxito (1×1-1×0) em 1988. No ano seguinte, o Flamengo enfrentou o emblemático Saint Pauli, clube reconhecido por sua militância antifascista, somando mais um triunfo rubro negro (2×0), e derrotou o Hamburgo em seguida (3×1).

1991 marca a maior derrota contra os clubes alemães, 5 a 1 contra o Stuttgart. Mas no mesmo ano o Flamengo venceu o Fortuna Düsseldorf (4×0) e perdeu para o Nürnberg (2×1). O Borussia Dortmund empatou com o Mais Querido em 1996 (1×1). Mas vale destacar a partida de 1994, pela final do Torneio Internacional de Kuala Lumpur, em que o Flamengo venceu o Bayern de Munique por 3 a 1.

O vínculo “Flalemanha” teve ainda três partidas entre o clube e a seleção alemã. A primeira em 1964 com uma goleada de 5×1 contra a Alemanha Oriental, e em 1967, dessa vez com uma derrota de 4×2. Nesse mesmo ano, o Flamengo perdeu por 1×0 para a Seleção Olímpica da também Alemanha Oriental.

Veja também: Campeão da Libertadores e Brasileiro pelo Fla, Rafinha conta peculiaridades de como era a vida na Alemanha

Em 2014, no famigerado 7 a 1, a seleção alemã atropelou o Brasil usando o segundo uniforme, uma camisa rubro negra inspirada no Manto. O capitulo mais recente nessa longa história foi na Flórida Cup em 2019, torneio amistoso, em que o Flamengo enfrentou o Eintracht pela terceira vez e venceu por 1×0. A vitória sobre um time alemão foi o primeiro passo daquele que foi um ano histórico!

Ajude a divulgação rubro-negra de qualidade: Seja apoiador do MRN

*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Reprodução

Não deixe de ler também

Compartilhar: