Flamengo tricampeão da Copa São Paulo; relembre a conquista sobre o Corinthians em 2016

Rafael Sacharny
Jornalista carioca formado pela FACHA, 25 anos e pós-graduando em Jornalismo Esportivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, também conhecida como Copinha, é a maior competição de futebol masculino de base no Brasil

Organizada atualmente pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a Copinha é disputada desde 1969, acontecendo quase sempre no início do ano, de modo que a final seja disputada em 25 de janeiro (dia do aniversário da cidade de São Paulo).

Entretanto, neste ano, por conta da pandemia, a FPF considerou que não existem condições sanitárias para a realização de um evento do porte da Copa São Paulo, com atletas de todos os estados do país.

Assim, o Flamengo, um dos clubes mais vencedores, não terá chances de conquistar o pentacampeonato. Além do Rubro-Negro, com quatro troféus, o São Paulo (4), o Internacional (5), o Fluminense (5) e Corinthians (10), são os maiores ganhadores da Copinha.

Então, o MRN relembra esta semana todos os títulos do Flamengo na competição. O primeiro troféu foi conquistado em 1990, com o melhor time da história da Copinha. Depois, o segundo título demorou para chegar, mas veio em 2011. Vale destacar que o Mais Querido possui o melhor aproveitamento em finais, vencendo portanto as quatro decisões que disputou (1990, 2011, 2016 e 2018).

Copinha – 2016

A disputa da Copinha em 2016 foi uma das mais emocionantes para o torcedor rubro-negro, sobretudo na final contra o Corinthians, com Pacaembu lotado e decidida nas penalidades. Mesmo que em minoria no estádio, a torcida do Flamengo fez a festa no final e pôde comemorar o tricampeonato da Copa São Paulo.

A campanha do Flamengo começou no grupo 24, com a sede em Mogi das Cruzes. Na estreia, o time comandado por Zé Ricardo enfrentou o Red Bull Brasil e saiu com a vitória por 2 a 1, com gols de Lucas Paquetá e Felipe Vizeu. Os dois conseguiram posteriormente atuar pelo profissional, e apesar de não conquistarem títulos expressivos, foram destaques e acabaram vendidos para clubes europeus. Inclusive, Vizeu foi o vice-artilheiro da Copinha, com sete gols, e eleito o melhor jogador da competição.

Time base do Flamengo

Thiago; Thiago Ennes, Dener (Michael), Léo Duarte e Arthur Bonaldo; Ronaldo, Trindade, Matheus Sávio (Kleber), Paquetá e Cafu (Patrick); Felipe Vizeu.

Em seguida, o Rubro-Negro teve vitórias mais tranquilas contra Palmeira, por 5 a 1, e contra União Mogi, por 3 a 1. Nas fases seguintes, o Flamengo venceu o Brasília por 3 a 0 e de novo o Red Bull Brasil, com o placar mínimo.

Então o Mengão reencontrou o Bahia nas oitavas, adversário da decisão no bicampeonato. O jogo foi acirrado, terminou em 2 a 2 e na disputa de pênaltis os baianos se despediram da Copinha. Nas quartas de final, o confronto com o São Paulo e a vitória por 2 a 0 enfim candidatou o Rubro-Negro como um favorito ao título. A semifinal foi contra o América-MG e mais uma vitória veio, garantindo assim a vaga na decisão.

Dessa maneira, invicto, o Flamengo chegou à final contra o Corinthians. Após o empate por 2 a 2 no tempo normal, Thiago, o camisa 1 rubro-negro, perdeu a sua cobrança, mas se redimiu com duas defesas. Trindade e Matheus Sávio fizeram os gols rubro-negros na partida. Confira abaixo os resultados do Flamengo na competição, assim como os melhores momentos daquela final.

1ª fase

  • Flamengo 2 x 1 Red Bull Brasil-SP 
  • Palmeira-RN 1 x 5 Flamengo  
  • União Mogi-SP 1 x 3 Flamengo 

2ª fase  

  • Flamengo 3 x 0 Brasília-DF

3ª fase

  • Red Bull Brasil-SP 0 x 1 Flamengo

Oitavas de final

  • Bahia (4) 2 x 2 (5) Flamengo

Quartas de final

  • São Paulo 0 x 2 Flamengo

Semifinal 

  • Flamengo 2 x 1 América-MG

Final da Copinha

  • Corinthians (3) 2 x 2 (4) Flamengo

Gostou desse conteúdo? Nós acreditamos ser possível falar sobre o Flamengo com qualidade. Seja nosso apoiador!

Notícias do Flamengo

- Advertisement -

Blogs