Nesta quinta-feira (3), o Flamengo irá enfrentar o Olimpia pela primeira partida das oitavas de final da Libertadores. O duelo de ida do mata-mata será no Maracanã, às 21h30. O Mengão volta a enfrentar o clube paraguaio depois de dois anos, quando se classificou para semifinal do torneio com goleada. Desde então, muita coisa mudou no Fla.
Em 2021, Flamengo e Olimpia se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores e o Mengão se classificou com placar agregado de 9 a 2. A equipe goleou por 4 a 1 fora de casa e, em seguida, vendeu por 5 a 1 em seus domínios. Além dos títulos que conquistou, o Fla teve mudanças no elenco e no comando técnico ao longo dos anos, relembre as principais:
Leia mais: Zenit faz contraproposta e Flamengo corre contra o tempo para contratar Wendel
Chegadas e saídas do elenco
Diferente de muitos clubes brasileiros, que precisam se desfazer de seus principais jogadores depois de uma grande temporada, o Flamengo é um clube estabilizado financeiramente e manteve as estrelas ao longo dos anos. No entanto, o elenco do Flamengo teve 20 saídas entre os confrontos com o Olimpia.
O único setor do campo que não tem nenhum remanescente é o gol, que ainda contava com Diego Alves como titular absoluto. Nas laterais, Isla e Rodinei disputavam vaga no time titular, enquanto Renê e Ramon eram reservas de Filipe Luís na esquerda. A zaga teve apenas duas mudanças e, por outro lado, 11 atletas do setor ofensivo não estão mais no Flamengo.
Foram cinco saídas no meio-campo: William Arão, Piris da Motta, Andreas Pereira, João Gomes e Diego Ribas. Pilares do ataque rubro-negro, Gabigol, Bruno Henrique e Pedro são os únicos atacantes remanescentes da temporada de 2021. Confira todos os atletas que não estão mais no Rubro-Negro:
Goleiros
- Diego Alves
- Gabriel Batista
- Hugo Souza
Laterais
- Isla
- Rodinei
- Renê
- Ramon
Zagueiros
- Gustavo Henrique
- Bruno Viana
Meio-campistas
- William Arão
- Piris da Motta
- Andreas Pereira
- João Gomes
- Diego Ribas
Atacantes
- Vitinho
- Vitor Gabriel
- Michael
- Rodrigo Muniz
- Kenedy
- Lázaro
Por outro lado, muitos o Mengão apresenta muitas caras novas no atual elenco. Apenas em 2023, o Flamengo já contratou sete jogadores, as únicas posições sem reforços foi a zaga. Confira as caras novas no clube desde o último confronto com o clube paraguaio:
Goleiros
- Matheus Cunha
- Agustín Rossi
- Santos
Laterais
- Wesley
- Varela
- Ayrton Lucas
Zagueiros
- Fabrício Bruno
- Pablo
Meio-campistas
- Allan
- Erick Pulgar
- Victor Hugo
Atacantes
- Everton Cebolinha
- Luiz Araújo
Troca de treinadores
O Flamengo é um dos clubes brasileiros que mais trocou de técnico nas últimas temporadas. Nas goleadas sobre o Olimpia, o comandante do Mengão à beira do campo era Renato Gaúcho, que deixou o clube após a final da Libertadores.
Desde então, o Mengão já teve quatro treinadores diferentes. O português Paulo Sousa foi o escolhido para iniciar temporada de 2022, mas foi muito mal. Assim, o clube foi atrás do técnico Dorival Júnior para salvar o restante da temporada e finalizou o ano com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.
A diretoria optou por não permanecer com Dorival após as conquistas e contratou Vitor Pereira em janeiro de 2023. No entanto, o português fez péssimo trabalho e foi substituído por Jorge Sampaoli, que está no clube atualmente.
O que não mudou
Apesar do Flamengo ter muitas mudanças no elenco e o time ter passado por muitos treinadores nos últimos dois anos, o Mengão segue com ótimo aproveitamento na Libertadores. Quando enfrentou o Olimpia, o Fla não perdia um jogo de mata-mata do torneio internacional desde 2019, já que foi eliminado nos pênaltis em 2020 após dois empates com o Racing.
A equipe permanece com está marca até a atual edição da Libertadores, já a final de 2021 foi decidida na prorrogação e a equipe teve 100% de aproveitamento no mata-mata do título de 2022. Além disso, o Mengão não perde um jogo como mandante pela competição desde a fase de grupos de 2019. São 21 vitórias e 3 empates no período.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- ‘Tem que ganhar sempre’ e ‘foco no hoje’: os mantras de Filipe Luís antes de Flamengo x Cuiabá
- Flamengo pode ter até 8 reforços para jogo contra Fortaleza
- Errata: MRN errou em matéria sobre representação contra Landim e chapa de Dunshee por compra de votos
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo