O Flamengo adentrou o campo do Maracanã na noite dessa quinta-feira (3), para enfrentar o Olímpia, pela primeira partida das oitavas de final da Libertadores cercado de desejos de goleada. Qualquer um que fizesse uma pesquisa nos arredores do estádio constaria que a empolgação dos palpites se traduziria em palpites de placares acima dos três a zero.
Quando a bola rolou, certamente não causou espanto o ferrolho armado pelo técnico e ex-jogador histórico de Grêmio e Palmeiras, Francisco Arce. Com a ajuda de uma arbitragem confusa e condescendente com a cera, o primeiro tempo foi muito abaixo daquilo que o torcedor rubro-negro esperava.
Leia também: Arce usa ótica dinizista e se ancora em erro que não existiu para justificar derrota
O plano de jogo de Sampaoli não conseguiu encontrar os espaços e o Mengão ficou travado, sem encontrar espaços nas entrelinhas reduzidas do Decano. O resultado foi um jogo que não empolgava e trazia medo de uma bola marota entrar no gol de Matheus Cunha ou de um jogador amarelado, como Allan, ser expulso e dificultar a missão
E o gol maroto quase aconteceu num dos últimos lances do primeiro tempo. Num escanteio, Walter González explodiu a bola no travessão do goleiro do Flamengo, à queima roupa, dentro da pequena área. Por muito pouco os paraguaios não saíram para o intervalo em vantagem.
No segundo tempo, Bruno Henrique deixou um pouco a ponta esquerda e foi jogar mais dentro da área. A ideia, claro, era aproximar-se de Gabriel. E não tardou muito para que o centroavante rubro-negro encontrasse BH27 na área. Um gol típico da dupla, aos dois minutos!
Mas o jogo continuou burocrático para o Flamengo. O time de Sampaoli conseguiu acelerar e acumulou tramas mais objetivas, mas a retranca paraguaia parece ter funcionado muito mais, apesar da derrota, do que o planejamento de jogo de Sampaoli. o placar magro deixou um forte gosto amargo no paladar do torcedor do Flamengo, muito devido a distância técnica e o poder financeiro das duas equipes.
Como já é de costume, o MRN convocou sua comunidade para analisar as atuações dos jogadores e do técnico Jorge Sampaoli em mais uma partida do Flamengo.
Importante: As notas são feitas por torcedores e este é apenas um espaço de expressão para alguns rubro-negros apaixonados. Siga-nos em nossas redes sociais para trocar aquele ideia respeitosa! Quer fazer parte da nossa comunidade também? Entre no grupo “Resenha MRN” no Whatsapp.
Escalações de Flamengo e Olímpia-PAR
FLAMENGO: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Allan (Thiago Maia), Gerson, Everton Ribeiro (Victor Hugo) e Arrascaeta (Everton Cebolinha); Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Jorge Sampaoli
OLIMPIA: Juan Espínola, Mateo Gamarra, Alejandro Silva (Salazar), Romaña e Facundo Zabala; Richard Ortiz, Iván Torres, Fernando Cardoso (Diego Torres) e Marcos Gómez (Ramon Martínez); Hugo Fernández (Hugo Quintana) e Walter González (Montenegro).
Técnico: Francisco Arce
Notas de Flamengo 1×0 Olimpia – Jogo de ida das oitavas da Libertadores 2023
Matheus Cunha
Quase não teve trabalho. Nos deu um susto no segundo tempo, quando quase botou a bola pra dentro do próprio gol. Por sorte, o jogo já estava parado. Nota: 5,5.
MIGUEL PETERS – Twitter: @miguelpeters. “Flamengo da dona de casa, do povo sofrido, do trabalhador.”
Wesley
Não produziu, principalmente no primeiro tempo, como o esperado, pelo visto, por Sampaoli. Ainda assim, foi o mais proativo e o que mais tentou e conseguiu acelerar o jogo nessa etapa. No segundo tempo esteve mais tímido, mesmo assim manteve-se concentrado em suas funções. Nota: 6,5.
DIOGO ALMEIDA – Twitter: @DidaZico. “Rumo ao Enea, ao Penta e ao Tetra.”
Fabrício Bruno
Absoluto na zaga, mais uma boa partida pra conta de quebra ainda ajudou na construção de jogo visto que o adversário jogou retrancado. Nota: 7,0.
MARCELO BATISTA – Twitter @Antifa_crf. “Vamos Flamengo, vamos ser campeão! Vamos Flamengo, e essa taça vamos conquistar.”
David Luiz
Foi percebido muito mais ofensivamente do que defensivamente, até porque o Olimpia impôs pouquíssima dificuldade no jogo e ainda perdeu uma grande chance de cabeça. Nota: 5,0.
SÉRGIO RIBEIRO – Twitter: @sergioribeiro04. “Flamengo minha vida, meu amor.”
Ayrton Lucas
Mesmo preso como lateral hoje, sem poder aproveitar suas famosas arrancadas, fez um bom jogo. Sólido na defesa, consistente na construção do jogo, e ainda teve alguns chutes no 1T bloqueados. Compôs muito bem o lado esquerdo, ora com BH, ora com Gerson, e não deu furo na defesa. Nota: 6,0.
LUIZ ANDRÉ ALMEIDA – Twitter: @luizandr7. “Quero cantar pro mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro.”
Allan
Ainda não mostrou o volante que já foi. Jogo razoavelmente bem, mas ainda nos deixa com saudade do nosso volante que está machucado. Nota: 5,0.
↪️ Thiago Maia: Entrou e fez uns desarmes, ajudando no sistema defensivo. Pouco fez no jogo. Nota: 5,0.
FLAVIO MACIEL – Instagram: @ftmrj.1982. “Muitos milhões de brasileiros, unidos pelo mesmo amor, apaixonados pelo Mengoooo.”
Everton Ribeiro
Tentou furar a retranca do Olímpia no primeiro tempo. No segundo tempo ajudou até cansar. Nota: 5,0.
↪️ Vitor Hugo: Entrou e não ajudou e nem conseguiu repetir boa atuação. Ainda tirou um chute do Bruno Henrique. Nota: 3,0.
IGOR SOUTO – Instagram: @igorsoutorj. “Ah, se o Flamengo soubesse o tamanho que tem.”
Arrascaeta
Uma partida muito discreta, claramente sentiu muita dificuldade com a dura marcação do rival. Mas gênio é gênio e aos 30 do 2⁰ tempo deu um passe sensacional para Bruno Henrique, que perdeu uma baita chance. Nota 5,0.
↪️ Everton Cebolinha: Pouco tempo em campo. Sem nota.
DANTON FREITAS. “Eu quero ver gol , eu quero ver gol, seja em Lima ou no Maraca, é gol do Gabigol.”
Gerson
Partida discreta, ajudou na marcação e só, nessa nova função espera-se mais dele, muito mais. Nota: 4,0.
MARCELO BATISTA – Twitter @Antifa_crf. “Vamos Flamengo, vamos ser campeão! Vamos Flamengo, e essa taça vamos conquistar.”
Bruno Henrique
Decisivo como sempre. Começou apanhando bastante do time do Olímpia, mas não perdeu a cabeça. Focou no jogo e nos deu a vitória com uma bela cabeçada após grande lançamento de Gabi. Ainda quase ampliou o placar com um chute da entrada da área. Nota: 9,0.
MIGUEL PETERS – Twitter: @miguelpeters. “Flamengo da dona de casa, do povo sofrido, do trabalhador.”
Gabigol
Pouco se apresentou no jogo de hoje, foi somente Gabi no dia de hoje. Flamengo sempre encontrando dificuldade contra times recuados. Precisa voltar a quebrar a barreira. Mas a assistência para o gol eleva a nota. Nota: 6,5.
FLAVIO MACIEL – Instagram: @ftmrj.1982. “Muitos milhões de brasileiros, unidos pelo mesmo amor, apaixonados pelo Mengoooo.”
Jorge Sampaoli
Claramente a escalação de hoje será sua base titular mas sempre com pequenas variações como na maioria dos grandes times. Dentro da partida o Flamengo jogou de 3 formas diferentes. A primeira numa espécie de 4-2-3-1 aonde tivemos a bola mas com poucas chances e causando pouco perigo ao adversário. Na volta do intervalo espero Gerson na esquerda e empurrou Bruno Henrique pra dentro da área. E ficamos numa espécie 4-1-3-2 achamos o gol cedo porém o Olímpia continuo na retranca total e não conseguimos ampliar. Com a substituições ficamos perto do 4-3-3 mas pouco efetivo e não resultou em mais jogadas. Ainda acho que ele demora nas substituições ou não confia em suas opções de banco. Nota: 6,0.
RICARDO BITENCOURT – Instagram: @drbitenco. “Flamengo é um eu de ser”
O que deu certo?
O entrosamento da nossa dupla de ataque. Bruno Henrique e Gabigol seguem sendo absurdamente decisivos.
O que deu errado?
O Flamengo teve pouca intensidade nas trocas de passes e pecou por tirar muito a velocidade do jogo. Essas duas coisas são essenciais contra um time na retranca.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Fortaleza e Gerson
- Flamengo coloca mensagem subliminar com provocação ao Vasco em anúncio de projeto do estádio
- Projeto indica propagação de som menor no setor visitante do estádio do Flamengo
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo