Em busca da terceira vitória consecutiva, Fla recebe um São Paulo em perigo

Lucas Tinoco
Baiano, 22 anos e estudante de jornalismo. Sócio-Torcedor Off-Rio e acima de tudo rubro-negro! Twitter: @lucastinocof

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Domingo é dia de Flamengo no Campeonato Brasileiro. Na Ilha do Urubu, o rubro-negro recebe o São Paulo, às 16hrs, pela 11ª rodada da competição.

Após a boa vitória por 2 a 0 na última quarta (28), contra o Santos, pela Copa do Brasil, o Flamengo volta a Ilha do Urubu onde soma três ótimos resultados. A partida contra o Peixe foi considerada uma das melhores do time no ano. Sem muita evolução tática ou novidades na criação de jogadas, o Maior do Rio demonstrou a raça que a Nação tanto gosta de ver, e com golaços de Everton e Cuéllar, o time comandado por Zé Ricardo saiu na frente pela competição de mata-mata. Neste domingo, a equipe busca repetir feito, manter retrospecto no novo estádio e embalar a terceira vitória consecutiva no Brasileirão.

O São Paulo, por sua vez, vive um momento bem ruim. A equipe não vence há cinco jogos e já se encontra na primeira posição fora da temida zona de rebaixamento. Não bastasse o fraco rendimento que fez a equipe ser eliminada no Paulistão e precocemente na Copa do Brasil e Sul-Americana, na única competição que lhe resta o tricolor segue muito mal. São 11 pontos em 30 disputados e, caso perca para o Flamengo, pode acabar a rodada no Z4. A situação ruim, somadas as recentes vendas da equipe, levou ao pedido de demissão do inglês Michael Beale, ex-treinador da base do Liverpool e que vinha sendo o auxiliar de Rogério Ceni.

Semana no Ninho do Urubu

Na quarta-feira o Fla venceu o Santos por 2 a 0 pela Copa do Brasil e, como após todas as boas vitórias, o resto da semana no Mengão foi bem tranquilo. Logo no primeiro dia após a vitória, jogo-treino com goleada para cima do Resende. Com gols de Rafael Vaz, Arão, Gabriel, Ederson, Vizeu e um contra, o Mais Querido do Brasil aplicou 6 a 0 no adversário. A atividade contou com as presenças dos atletas que não jogaram contra o Santos.

Os três últimos reforços do time participaram dos primeiros 35 minutos da atividade. Rhodolfo e Everton Ribeiro serão titulares nas vagas de Juan e Berrío, que foi o melhor em campo na vitória do meio de semana. Geuvânio, no entanto, vive o imbróglio quanto a sua documentação para o registro no BID. A burocracia que cabe ao clube que detém os seus direitos ainda não foi resolvida perante a FIFA e o atleta ainda não sabe quando deve estrear.

Quem vai ganhar nova chance é Pará, que após alguns jogos na reserva de Rodinei, parece ter recuperado a vaga. Ele jogou os 90 minutos do duelo pela Copa do Brasil e será titular contra o São Paulo.

Caso curioso: no Cartola FC, fantasy do Globo Esporte, o atacante Guerrero, que deu as duas assistências para os gols de Everton e Cuéllar contra o Santos, bateu o recorde de escalações em uma rodada. O peruano está em 2.914.197 times para a 11ª jornada. O recorde anterior era de Jô, no início do Brasileirão deste ano.

Semana no São Paulo

O tricolor paulista teve toda a semana de folga após o empate em 1 a 1 contra o Fluminense no último domingo. Como já dito, o clube vem de cinco rodadas sem vencer no Brasileirão.

Para o duelo contra o Fla, Rogério Ceni poderá contar com Petros, novo reforço do clube. Caso seja titular, deve ganhar a vaga de Militão na meiuca tricolor. Ao contrário dele, o meia Jonatan Gomez (condicionamento físico) e o zagueiro Arboleda (não inscrito), ambos também novos reforços, não vão para o jogo.

Além da saída de Michael Beale, atletas do São Paulo também estão se despedindo do clube, casos de Thiago Mendes, vendido ao Lille, e João Schmidt, que não renovou e foi de graça para o Atalanta.

Entre as principais ausências estão as de Maicosuel e Gilberto. O meia se recupera de lesão, enquanto o atacante segue com dores no joelho.

Dados Footstats Premium

O duelo marca o encontro de duas das cinco equipes que mais cruzam no campeonato. O lado mais forte de ambos é o esquerdo, com Everton (Flamengo) e Júnior Tavares (São Paulo) os líderes neste quesito em cada um dos times. Não por acaso, ambos são os com mais assistências pelos respectivos times: duas para o jogador do rubro-negro (empatado com Diego) e três para o atleta do tricolor.

Flamengo é o segundo time que mais finaliza no campeonato, com média de 14,8 por jogo. Guerrero lidera o quesito tanto no clube quanto no campeonato, com 4,5 finalizações em média por jogo. O São Paulo, no entanto, é a terceira equipe que menos recebe chutes em direção à sua meta, com média de 9,4/partida.

Jucilei e Márcio Araújo são os jogadores que mais passam a bola pelos times, número normal pela posição. Os três jogadores do São Paulo que mais retêm a posse de bola são o próprio Jucilei, Júnior Tavares e Marcinho, os atletas que mais buscam a criação de jogadas no tricolor paulista.

Histórico do confronto

Cariocas e paulistas se enfrentaram ao todo 96 vezes, com 31 vitórias para o Flamengo, 37 para o São Paulo e 28 empates. Nos últimos 3 jogos, dois empates e uma vitória para o Fla.

Em 2016, empates por 2 a 2 e 0 a 0. Jogando em casa o Mengão ainda não perdeu no ano e tem 2 vitórias e 2 empates como mandante neste Brasileirão. As duas vitória, inclusive, foram na Ilha do Urubu, palco do duelo deste domingo. O Soberano como visitante, acumula um empate e 4 derrotas nesta edição da competição.

Ficha técnica

Flamengo x São Paulo

Data: 02/07/2017

Horário: 16h00

Local: Ilha do Urubu

Flamengo (provável escalação): Thiago; Pará, Réver, Rhodolfo e Trauco; Márcio Araújo, Cuéllar, Diego; Everton Ribeiro, Everton e Guerrero. Técnico: Zé Ricardo

São Paulo (provável escalação): Renan Ribeiro, Araruna, Lugano, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, Militão (Petros) e Cueva; Marcinho, Denilson e Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden

Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi e Mauricio Coelho Silva Penna

Transmissão: GLOBO (SP, MG, ES, AL, PE, RN, CE, MA e DF), PREMIERE e Tempo Real no @MRN_CRF.

*Créditos da imagem destacada: Gilvan de Souza/Flamengo

 


O Mundo Rubro Negro precisa do seu apoio para não acabar, e melhorar ainda mais. Contribua mensalmente com nosso trabalho. Clique aqui: bit.ly/ApoiadorMRN

Notícias do Flamengo

- Advertisement -

Blogs