Flamengo tem a terceira melhor média de audiência em São Paulo no Brasileirão

Com mais jogos exibidos que São Paulo e Santos, Rubro-Negro tem a terceira melhor média de audiência do Brasileirão na capital do Estado

No último domingo (01), o Flamengo amargou uma traumática derrota para o São Paulo, dentro do Maracanã. Mas, em termos de ibope, a goleada sofrida por 4 a 1 reforçou um número que dá a dimensão da força da Nação na capital paulista. Com 22 pontos de audiência, o Mais Querido alcançou o terceiro lugar no ranking de média de audiência no Brasileirão.

Esses dados são referentes a TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Em 2020, foram cinco jogos do clube carioca transmitidos para São Paulo. Quatro deles foram os confrontos contra os grandes do Estado. Dentre eles, a maior audiência foi no duelo das maiores torcidas do país. 23 pontos para a vitória do Flamengo por 5 a 1 para cima do Corinthians.

O último jogo do primeiro turno, contra o São Paulo, marcou 22 pontos. Contra o Palmeiras, no Allianz Parque, o fato dos visitantes estarem cheios de garotos no time titular não derrubou a audiência: 19 pontos de audiência para o empate em 1 a 1. Já o triunfo contra o Santos, na Vila Belmiro, por 1 a 0, registrou 18.

A única partida do Fla transmitida para a Grande São Paulo que não tinha uma equipe do estado foi na primeira rodada. Na ocasião, a intenção da TV Globo era levar para seus telespectadores o jogo entre Goiás x São Paulo. Mas, por conta de um surto de Covid-19 no elenco esmeraldino, a emissora improvisou de última hora e decidiu passar o clássico entre Flamengo x Atlético-MG. A transmissão alcançou 16 pontos.

Mesmo remendado, Flamengo conseguiu empate diante do Palmeiras, em jogo que marcou 19 pontos de audiência em São Paulo.

Boa média de audiência também na Libertadores

Mas não foi somente no maior torneio de futebol do país que o Flamengo conseguiu excelentes números na emissora. O primeiro desafio do Rubro-Negro na Libertadores contra o Junior (COL), em Barranquilla também foi televisionado para os paulistas. A vitória por 2 a 1 obteve 24 pontos de audiência.

Para efeito de comparação, o jogo do São Paulo contra a LDU, pela 2ª rodada da mesma competição, registrou apenas 1,5 pontos a mais. Enquanto Corinthians x Fortaleza, o jogo de maior audiência na Globo SP no Brasileirão, alcançou 27 pontos. Lembrando que a TV Globo só transmitiu as duas primeiras rodadas da Copa Libertadores, por ter rescindido seu contrato com a CONMEBOL.

De 2019 para cá, força do Flamengo na Globo de São Paulo aumenta cada vez mais

No entanto, é bom ressaltar que não está sendo apenas em 2020 que o Flamengo tem conseguido boas audiências na Grande São Paulo. Desde o ano passado, o clube carioca tem feito sucesso com os telespectadores paulistas. A comprovação disso vem através dos números gerais de Ibope.

Em 2019, o Flamengo ficou atrás apenas do Corinthians no ranking de médias de audiência em São Paulo. Foram 16 jogos transmitidos por lá, que registraram uma média de 26,9 pontos, apenas quatro décimos atrás do time do Parque São Jorge. O Tricolor do Morumbi, assim como em 2020, ficou atrás do Mais Querido, na terceira colocação da lista. A diferença foi de 2,8 décimos.

E o destaque, é claro, fica para a final da Libertadores, transmitida para todo o Brasil. O jogo, que marcou a conquista do bicampeonato da Libertadores pelo Flamengo, registrou 32 pontos. Tal número foi maior que o de duas finais de Copa do Mundo (2010 e 2014).

Virada épica do Flamengo para cima do River Plate na final da Libertadores alcançou audiência histórica em São Paulo.

Além disso, há uma outra estatística de respeito relacionada à decisão entre Flamengo e River Plate. 51% dos televisores ligados em São Paulo naquela faixa de horário estavam sintonizados na partida. Nem a derrota para o Liverpool na final do Mundial de Clubes, com 26 pontos, registrou números tão expressivos.

Ao todo, foram 16 jogos do Flamengo exibidos pela maior emissora do país em São Paulo. Todos eles válidos por torneios nacionais (Copa do Brasil e Brasileirão) e internacionais (Libertadores e Mundial de Clubes). Em 2020, a tendência é que esse resultado total seja inferior, já que os direitos de transmissão da Libertadores foram adquiridos pelo SBT.

Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Maurício de Souza/Diário do Litoral/Estadão

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here