Compartilhar:

O que era para ser um apelido ofensivo tornou-se o símbolo do clube mais popular do país. Um momento marcante da história rubro-negra

A década de 1960 definitivamente não foi lá uma época de grandes comemorações para a torcida do Flamengo. Se nos gramados o rubro-negro oscilava entre boas e más temporadas, fora deles a torcida não parava de crescer e dar show nas arquibancadas do Maracanã e de todo país afora. A “Nação” já era o bem mais precioso do clube instalado na Gávea desde os anos 1930. 

Mas naquele tempo também acontecia algo muito triste. Os torcedores rivais do Flamengo provocavam os rubro-negros chamando-os de urubu. Um apelido racista, que atingia a maior parte da Nação Rubro-Negra, já há muito a maior e mais popular do Brasil.

Foi em 1969 que quatro jovens indignados tiveram a ideia de soltar no Maracanã um urubu, de carne e osso, durante o clássico contra o Botafogo, clube ao qual o Flamengo não vencia há quatro anos. O protesto bem-humorado transformou a ofensa em símbolo de resistência, e o resto ficou marcado na história: o Flamengo venceu o jogo, quebrando um tabu de quatro sem ganhar do alvinegro e o Popeye cedeu seu lugar ao Urubu como principal mascote do Clube de Regatas do Flamengo.

Reprodução / Autor desconhecido

– Assim que o soltamos, ele deu uma descaída, mas depois abriu bem as asas e deu uma volta em frente à torcida do Flamengo, que começou a gritar “é urubu, é urubu, é urubu”. E quando ele passou em frente aos botafoguenses, com a bandeira tremulando, eles ficaram calados, sem reação. Ele pousou no meio do campo, e a torcida do Flamengo gritava ainda mais, incorporando o símbolo – contou Luiz Octávio, um dos garotos que levaram o famoso urubu para o Maraca, à reportagem do Globo Esporte publicada em 25 de janeiro de 2009.

41 anos depois do episódio, a Artillero criou uma camiseta linda demais para relembrar essa grande história. Disponível nos modelos unissex, feminino e infantil, a “Orgulho de Ser Urubu” pode ser adquirida com toda segurança na loja da marca: useartillero.com/orgulho-ser-rubro-negro.

A Artillero oferece todas as opções de compra, parcelamento e frete grátis a partir de R$ 350,00. A Coleção Mais Querido conta com dezenas de camisetas e canecas inspiradas no Flamengo e desde o final de 2019 vem fazendo sucesso entre a torcida do Fla.

urubu

Ajude a divulgação rubro-negra de qualidade: Seja apoiador do MRN e participe do nosso grupo de Whatsapp.

Compartilhar: