Há exatos 58 anos, o Flamengo goleava o Dínamo Zagreb

Mundo Rubro Negrohttps://www.mundorubronegro.com
Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Em 1957, São Paulo Futebol Clube organizou uma competição amistosa para marcar a inauguração do seu estádio, oficialmente batizado Cícero Pompeu de Toledo. A competição ficou conhecida como Torneio Internacional do Morumbi.

images (1)
Medalha do torneio (Foto Reprodução Blog Soberano)

O engraçado dessa história é que ainda não existia o Morumbi! As obras do estádio seriam apenas três anos depois. Então as partidas foram realizadas nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os clubes naquela época tinham mais autonomia e o sistema federativo (FIFA/CBF/Federações Estaduais) não os asfixiavam da maneira como ocorre hoje. Havia certa liberdade também sem a indústria da TV ditando o calendário.

Clubes do Brasil e da Europa participaram da competição: Belenenses, de Portugal; um combinado formado pelas equipes de Vasco e Santos (Pelé, aos 17 anos, jogou e marcou contra a gente no empate em 1 a 1); Dínamo Zagreb, clube mais popular da Croácia formaram uma chave. São Paulo, Corinthians, Sevilha e Lazio formavam a outra chave.

Dida marcou seu gol e foi destaque da partida (Foto: Reprodução Revista do Esporte)
Dida marcou seu gol e foi destaque da partida (Foto: Reprodução Revista do Esporte)

Não encontramos nenhum registro fotográfico da vitória larga do Fla sobre o time croata. Mas o blog Soberano conseguiu a escalação do Flamengo e a relação dos goleadores. Fato curioso, dois tentos foram marcados contra. Então podemos dizer que além do “croata” Eduardo da Silva, Rasek e Horvat são os dois outros jogadores do país a marcarem gols pro Mais Querido!

O escrete rubro-negro contava com craques que entraram para a constelação de grandes ídolos do clube: Joubert, Pavão, Dequinha, Jordan, Dida e Zagallo participaram do jogo. Era um domingo e Dida – até então maior ídolo do Flamengo – não deixou escapar a oportunidade de marcar seu gol.

Como o Torneio não despertou interesse dos torcedores e os jogos no Maracanã e Pacaembu permaneciam vazios, os clubes desistiram (cômico) no meio do quadrangular final. Parece que o São Paulo já tinha uma tendência a querer apoderar-se de troféus que não foram ganhos no campo. Declarou-se campeão do torneio e até hoje expõe a taça em sua sala de troféus.

Como seria legal o Brasil voltar a fazer estes intercâmbios internacionais. Imagino que, diferente de 58 anos atrás, hoje todos gostariam de ver Flamengo x Dínamo na Arena Pantanal, Flamengo x Lazio no Maracanã, Flamengo e Sevilha na Arena das Dunas etc.

Ficha Técnica:
PRIMEIRA FASE
Flamengo 4 x 1 Dinamo de Zagreb IUG
Competição: Torneio Internacional do Morumbi
Data: 16/06/1957
Estádio: Maracanã
Flamengo: Ari, Joubert, Pavão, Milton Copolilo, Dequinha, Jordan, Milton Bororó, Duca, Henrique (Luís Carlos), Dida (Julinho) e Zagallo.
Gols do Flamengo: Dida, Rasek(contra), Julinho e Horvat(contra).
(Fonte: Blog Soberano)

Escudo do Zagreb
Escudo do Zagreb

Notícias do Flamengo

Blogs