A estreia do Flamengo na Copa Libertadores da América 2022 está ameaçada. O Rubro-Negro está em Lima, onde joga nesta terça-feira (5) contra o Sporting Cristal, pela primeira rodada do Grupo H. O jogo está marcado para as 21:30 (horário de Brasília), no Estádio Nacional.
Leia Mais: Braz marca reunião entre jogadores do Flamengo e líderes de organizadas
Porém, a instabilidade política do país, que vem desde 2019, registrou um reaquecimento nos último dias. O presidente peruano, Pedro Castillo, fez pronunciamento à nação nessa segunda-feira (4), decretando estado de emergencia e toque de recolher na capital, Lima. A medida foi tomada para conter intensos protestos contra a alta dos preços dos combustíveis e fertilizantes que vêm causando transtornos no país.
Logo em seguida, o Ministro da Justiça do Peru, Félix Chero, deu entrevista a uma rádio dizendo que a partida entre Sporting Cristal e Flamengo teria que ser adiada. “Vai ter que ser remarcada. Não esqueçamos que em medidas excepcionais existem ações extraordinárias que devem ser adotadas. Um jogo de futebol não pode ter precedência sobre a tranquilidade do país”, disse Chero à rádio “Exitosa Noticias”.
O regulamento da Conmebol Libertadores 2022 prevê suspensão de partidas antes dos seus inícios por motivos de força maior alheios aos dois clubes. Essa decisão é tomada pelo delegado do jogo. O regulamento diz que nesses casos a partida deve ser remarcada para o mesmo local em até 24 horas. Caso não seja possível, a Conmebol remarcará o jogo em outra data a seu critério.
Flamengo chegou a Lima nessa segunda-feira
O Flamengo desembarcou em Lima no início da manhã de segunda-feira (4). Depois de perder o Campeonato Carioca 2022, o Rubro-Negro tem vivido dias turbulentos. Diversos relatos de problemas de relacionamento entre os jogadores e do elenco com o Mister Paulo Sousa surgiram na mídia. A continuidade do trabalho do Português não é garantida. O Presidente Rodolfo Landim e o VP de Futebol Marcos Braz não viajaram com o grupo para o Peru.
O Flamengo treinou nessa segunda (4), no CT da Seleção Peruana de futebol. Depois dos treinos, o atacante Gabigol falou com a Fla TV sobre o jogo de amanhã. Ele classificou a partida como muito difícil, mas encerrou dizendo que o Flamengo vai em busca do título.
“Acho que vai ser um jogo muito difícil. Eles estão jogando em casa, então tem essa vantagem. A gente fez uma viagem muito boa, estamos treinando muito bem. Ainda tem a parte dos vídeos, a parte do hotel. Estamos nos preparando para um jogo muito difícil. A gente sabe que a Libertadores tem algo diferente, e a gente espera continuar vivendo essas Libertadores, que têm sido muito boas para a gente, e quem sabe dessa vez terminar campeão”, disse Gabigol.