28.8 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, janeiro 15, 2021

Tudo que você precisa saber para começar a acompanhar o Flamengo no LoL: Parte 1 (O jogo)

A temporada 2021 do CBLOL começa no dia 16 e o Mundo Rubro Negro preparou um guia básico de 7 partes para você que quer começar a acompanhar o Flamengo mas não está familiarizado com o jogo.

MRN Informação | Henrique Machado – Twitter: @henrique_s_m

O CBLOL começará no dia 16 deste mês e o Flamengo mais uma vez é um dos favoritos ao título. Para ajudar os flamenguistas que querem empurrar o Mais Querido no game mais jogado do mundo, mas não conhecem o jogo, o MRN criou um guia básico para ensinar tudo que você precisa saber para começar a acompanhar o Flamengo.

O guia contará com 7 partes, divididas da seguinte forma:

Parte 1: O jogo
Parte 2: Top Laner
Parte 3: Caçador
Parte 4: Mid Laner
Parte 5: Atirador
Parte 6: Suporte
Parte 7: Glossário

Nesta primeira parte, abordaremos o aspecto geral do League of Legends, como características, objetivos e dinâmica do jogo.

Veja mais: Conheça o time do Flamengo no 1º Split do CBLOL 2021

O LoL, como é conhecido, faz parte da modalidade MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Este tipo de jogo é disputado por duas equipes que têm como objetivo principal destruir a base inimiga, conhecida no League of Legends como Nexus. Durante a partida, objetivos secundários são disputados para que o time conquiste vantagens em relação ao adversário. 

As equipes são compostas por 5 jogadores divididos nas seguintes posições: Top Laner, Caçador, Mid Laner, Atirador e Suporte. Cada posição será explicada nas próximas partes do guia.

Pré Jogo

Antes do jogo começar, as equipes precisam escolher os campeões (personagens) que serão utilizados na partida. Atualmente, existem 153 campeões à disposição para serem escolhidos e cada um possui características únicas, sendo importante combinar personagens que atuam bem juntos e contra os escolhidos pelo adversário. O draft (como é chamado esse processo de escolha) acontece da seguinte forma. Para simplificar, vamos usar Equipe A e Equipe B:

1ª fase de banimentos: As equipes banem, de forma alternada, três campeões. Ou seja, aqueles personagens não poderão ser escolhidos naquela partida. A ordem dos banimentos é: A-B-A-B.

1ª fase de escolhas: Após os primeiros banimentos, é hora das primeiras escolhas. A equipe que começou banindo também começa escolhendo. A ordem de escolhas nesta fase é: A-B-B-A-A-B.

2ª fase de banimentos: Desta vez, a outra equipe começa banindo e são realizados apenas dois banimentos por time. A fase também ocorre de maneira alternada, sendo: B-A-B-A.

2ª fase de escolhas: É a última fase do draft, onde cada equipe escolherá seus dois últimos campeões, na seguinte ordem: B-A-A-B.

Escolhas e banimentos em uma partida entre Flamengo e Santos

Habilidades e Feitiços

Cada campeão possui quatro habilidades exclusivas que concedem alguma vantagem durante sua duração. Elas podem, por exemplo, causar mais dano, recuperar vida ou enraizar um adversário, entre outras tantas possibilidades. As habilidades possuem um tempo de recarga, ou seja, não podem ser utilizadas a todo instante.

A habilidade mais poderosa dos campeões é conhecida como Ultimate. Seu tempo de recarga é maior que das demais, mas seu efeito, geralmente, tem efeito para mudar uma ação a favor da sua equipe.

Além das habilidades, ao iniciar os jogadores escolhem 2 dos 9 feitiços de invocador disponíveis. Enquanto, as habilidades são diferentes para cada campeão, os feitiços de invocador são comuns a todos.

O feitiço mais comum (poucos campeões não o utilizam) é o flash, que permite o campeão se teletransportar por uma curta distância, podendo inclusive atravessar paredes. É muito utilizado para finalizar um abate ou como recurso para fugir.

Para conhecer os demais feitiços de invocador, clique aqui.

O mapa

Assim como a maioria dos jogos da modalidade MOBA, o League of Legends é dividido em três rotas que ligam uma base à outra, elas são chamadas de: Rota Superior, Rota do Meio e Rota Inferior. Entre elas, estão localizadas as selvas (Superior e Inferior) que são cortadas e subdivididas por um rio.

Estruturas

Cada rota possui três torres de defesa por time, além de mais duas localizadas em frente ao Nexus de cada equipe. A torre secundária da rota só pode ser destruída após a primeira ter sido demolida, o mesmo vale para a terciária em relação à segunda. Localizados logo atrás das torres terciárias estão os inibidores. Só após a destruição de pelo menos um deles que as Torres do Nexus podem ser atacadas. O Nexus, por sua vez, só pode sofrer ataques após as suas torres de defesa serem demolidas.

Os inibidores ressurgem 5 minutos após sua demolição e caso os 3 estejam de pé, as Torres do Nexus voltam a ficar imunes a ataques, sendo necessário destruir novamente um inibidor. O mesmo vale para o Nexus, caso as torres que o protegem já tenham sido demolidas. 

As torres, como dito anteriormente, possuem função de defesa. Ou seja, sempre que um campeão aliado esteja sob ataque dentro do alcance dela, a torre atacará o inimigo.

Diferentemente das torres, os inibidores e o Nexus não causam danos no time adversário.

Farm

Um dos aspectos mais importantes do League of Legends é o farm. Será através dele que o campeão ganhará ouro (para comprar itens que melhoram seu desempenho ao longo da partida) e experiência para evoluir suas habilidades.

O farm é o ato de matar os personagens computadorizados do jogo, sejam eles minions adversários ou monstros neutros.

Minions

Os minions são monstros que surgirão, em grupo, das bases, em cada rota, a cada 30 segundos e tentarão atravessar o mapa, pela rota, até a base adversária. A travessia só é paralisada para atacar algum campeão, estrutura ou minion que esteja no alcance.

Os minions também são essenciais para a destruição das torres inimigas. Os monstros são focados pelas estruturas, caso entrem no alcance dela antes do campeão, mas vale lembrar que caso o campeão aliado cause dano no adversário, a torre passará a focá-lo.

Quando o inibidor da rota estiver destruído, a onda de minions adversária receberá o reforço de 2 Super Minions que são mais fortes e resistentes.

Monstros da Selva

Além dos minions, o farm também pode ser realizado nos monstros da selva. Estes, diferente dos minions, não surgem da base e sim dos seus campos. Os monstros ressurgirão 2 minutos após a morte de todos daquele campo. A excessão fica por conta dos bônus (azul e vermelho) que também se localizam em campos na selva, mas demoram 5 minutos para reaparecerem após serem abatidos.

Monstros épicos

Todo mundo que já ouviu falar de League of Legends escutou falar do Barão. Ele é apenas um dos monstros épicos do LoL e conquistá-los é importante para ganhar vantagem na partida.

Arauto do Vale

O Arauto do Vale é um monstro épico que pode aparecer até duas vezes no mapa durante a partida. Ele se localiza no covil superior e surge pela primeira vez aos 8 minutos. Aparecerá novamente 6 minutos após o seu abate, mas como divide o covil com o Barão, deixará o local aos 20 minutos.

A função do Arauto é auxiliar na destruição de torres. Após ser abatido, o Olho do Arauto ficará disponível, em frente ao covil, por 40 segundos para a equipe que o matou coletar e deve ser utilizado em até 4 minutos. Ao ser invocado, o Arauto irá para a rota mais próxima e caso não haja minions adversários em seu caminho, dará uma cabeçada na torre, causando dano a ela.

Barão Na’Shor

A grande estrela do League of Legends surge no mapa aos 20 minutos de partida. Conquistar o Barão, ao contrário do que muitos pensam, não significa o final da partida, mas é um bom aliado.

Os campeões, vivos durante a duração do efeito, da equipe que derrota o Barão recebe, por 3 minutos, um aumento substancial no dano causado, além de melhorar sua regeneração de vida e mana. Além de poderem transmitir esse bônus aos minions próximos.

O Barão ressurgirá no covil superior 7 minutos após o seu abate.

Dragões Elementais

Até aqui falamos sobre os monstros épicos que surgem no covil superior do mapa. O covil inferior é reservado aos dragões. Os dragões elementais são divididos em 4 tipos: Dragão Infernal, Dragão das Montanhas, Dragão das Nuvens e Dragão do Oceano. Cada um deles dá um bônus permanente, cumulativo, para a equipe que o abater.

O primeiro dragão surge aos 5 minutos e a partir de então, os seguintes aparecerão 5 minutos após a morte do anterior. O surgimento dos dragões é aleatório. Sendo que o 2º será obrigatoriamente diferente do 1º e o 3º obrigatoriamente diferente dos 2 anteriores. A partir de então, todos os dragões serão iguais ao 3º, até que uma equipe acumule 4 dragões. Quando um time conquistar o seu 4º dragão será concedido a Alma Elemental referente àquele monstro épico. As almas são bônus poderosos para a equipe.

Para saber mais sobre os efeitos concedidos pelos dragões, clique aqui.

Dragão Ancião

Quando uma equipe conquista a Alma Elemental, os dragões elementais deixarão de surgir, dando lugar ao Dragão Ancião que surgirá 6 minutos após a conquista da alma. Os campeões, vivos durante a duração do efeito, da equipe que abateu o Dragão Ancião recebe um considerável efeito positivo de duelo por 2 minutos e meio.

O Dragão Ancião ressurgirá 6 minutos após ser abatido

Lutas

Outro aspecto importante para se conquistar vantagem no LoL são os abates. Matar um campeão inimigo concede ouro e experiência, além de vantagem numérica. Porém, estar na frente do placar de abates não significa estar ganhando a partida.

As lutas, sejam 1 contra 1 ou com mais campeões, são bons termômetros para saber quem está melhor, porém mais importante que vencer a luta é ganhar o jogo. Ou seja, às vezes, vale a pena sacrificar um campeão para conquistar um monstro épico ou destruir uma estrutura e se aproximar mais do Nexus inimigo.

Gostou desse conteúdo? Nós acreditamos ser possível falar sobre o Flamengo com qualidade. Seja nosso apoiador!

Notícias do Flamengo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Blogs