Há 30 anos, Flamengo vencia o Goiás e conquistava o primeiro título da Copa do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Criado em 1989, o título completa hoje 30 anos e foi o primeiro do Flamengo na competição que virou referência

No dia 7 de novembro de 1990, o Flamengo conquistava a sua primeira Copa do Brasil. Após vencer o Goiás no jogo de ida por 1 a 0, em Juiz de Fora com gol de Fernando, o time liderado pelo Maestro Júnior segurou o empate em 0 a 0 na volta, em um Serra Dourada com 45.504 torcedores e levou para o Rio o troféu de campeão.

Treinado pelo técnico Jair Pereira, o Rubro-negro teve uma campanha com seis vitórias e quatro empates. O ataque sob comando de Gaúcho terminou a competição como o mais positivo, com 20 gols marcados, uma média de dois por jogo. O atacante foi o artilheiro do Flamengo com quatro gols, três a menos que Bizu, do Náutico, que ficou com a da segunda edição da Copa do Brasil. 

Inspirada no formato da The FA Cup e da Copa Del Rey, o torneio surgiu do anseio das federações estaduais em ter clubes presentes em disputas de nível nacional, fazendo com que clubes fora do eixo sul-sudeste se destacassem. Para atrair os grandes, uma vaga na Taça Libertadores da América foi oferecida ao campeão. Era um torneio para apenas 32 equipes, os campeões e vice de cada estado (de alguns, apenas o campeão) participavam. 

A edição de 1989 teve como estreia uma vitória do Flamengo sobre o Paysandu por 2 a 0. Outro fato marcante é que a final de 2006, entre Flamengo e Vasco, vencida pelo Mais Querido, foi a primeira final da competição com dois clubes do mesmo estado.

Entretanto, a Copa do Brasil de 1990 contava com 32 participantes, iniciando em junho e finalizando em novembro.

Do primeiro jogo ao título

O torneio iniciou em 19 de junho daquele ano. Na Primeira Fase o Flamengo venceu o Capelense (5-1;4-0). Nas oitavas venceu o primeiro jogo e empatou o segundo contra o Taguantiga (2-0;1-1). Nas quartas de final contra o Bahia, empatou na ida (1-1) e venceu na volta (1-0), e na semi venceu o Náutico (3-0) e empatou na volta (2-2).

A final então seria contra o Goiás, que havia eliminado o Cruzeiro na primeira fase, e o Atlético Mineiro nas quartas de final. O primeiro jogo da finalíssima foi no Estádio Municipal de Juiz de Fora, local onde o Flamengo já havia jogado e vencido o Argentino Juniors, e onde também Zico se despedia na vitória de 5 a 0 contra o Fluminense.

Porém, aquela primeira partida teve um placar magro, com apenas um gol de Fernando, do Flamengo. O zagueiro ainda acabou expulso junto a Cacau, atacante do time goiano, diante de um público de 22 mil pessoas. Foi uma partida pegada com seis amarelos para o Fla e três para o Goiás.

Gostou desse conteúdo? Nós acreditamos ser possível falar sobre o Flamengo com qualidade. Se você também acredita, clique aqui e torne-se apoiador do MRN.

A segunda partida, no Serra Dourada, 45 mil torcedores viram um Goiás sufocar o rubro negro. Jair Pereira montou um esquema defensivo para segurar o alviverde, e parte do elenco do Flamengo tinha a pouco tempo ascendido para o profissional. Júnior Baiano, Paulo Nunes e Marcelinho Carioca ainda eram nomes desconhecidos.

Apesar da pressão e de três e de quatro jogadores rubro negros amarelados por Renato Marsiglia, o 0x0 persistiu e deu o primeiro título da Copa do Brasil, de forma invicta, para o Flamengo de Zinho, Júnior e Renato Gaúcho.

Relembre a trajetória do campeão:

PRIMEIRA FASE

21 de junho – Flamengo 5 x 1 Capelense/AL – em Moça Bonita
5 de julho – Capelense 0 x 4 Flamengo – Rei Pelé

OITAVAS DE FINAL

10 de julho – Flamengo 2 x 0 Taguatinga/DF – Gávea
15 de julho – Taguatinga 1 x 1 Flamengo – Serejão

QUARTAS DE FINAL

25 de julho – Bahia 1 x 1 Flamengo – J. Princesa
28 de julho – Flamengo 1 x 0 Bahia – Juiz de Fora

SEMIFINAL

13 de setembro – Flamengo 3 x 0 Náutico – Maracanã
16 de outubro – Náutico 2 x 2 Flamengo – Aflitos

FINAL
1º de novembro – Flamengo 1 x 0 Goiás – Juiz de Fora
7 de novembro – Goiás 0 x 0 Flamengo – Serra Dourada

*Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Divulgação / Flamengo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias do Flamengo

Blogs