João Gomes está cotado para jogar em gigantes europeus e faz muito sucesso no Flamengo, mas nem sempre foi assim. O volante teve que calar os críticos a fim de ser titular e crucial em títulos importantes como a Libertadores e Copa do Brasil. Um desses críticos foi Jorge Jesus.
O técnico português revelou em maio, em entrevista ao jornalista Renato Maurício Prado, que não acreditou no potencial do garoto quando o viu nas categorias de base. Assistindo ao jogo do Flamengo contra o Talleres, em Córdoba, pela fase de grupos da Libertadores, Jesus relembrou os jovens rubro-negros ao ver Lázaro entrar em campo e, além disso, comentou sobre João Gomes:
Leia Mais: Patrocinador histórico multicampeão com o Flamengo completa 50 anos
“Esse me parecia o mais fraquinho da turma. Mas evoluiu muito e se tornou um jogador útil”, afirmou com sinceridade o treinador. Mais do que evoluir e se tornar útil, João Gomes foi crucial para a temporada de sucesso do Mais Querido. O próprio Gabigol, grande ídolo do clube, comentou após as conquistas: “Esse moleque é o coração do Flamengo atualmente”, em uma festa de comemoração dos jogadores.
João Gomes pelo Flamengo em 2022
Os números denotam o tamanho de João Gomes em 2022, principalmente com a chegada de Dorival Jr. Ele deu uma assistência na Libertadores e outra no Brasileirão, mas foi defensivamente que se tornou destaque. ‘Pitbull‘ do time, o camisa 35 do Flamengo teve média de uma interceptação por partida, além de três desarmes por jogo na competição continental.
Quem explica isso é o analista tático do MRN, Douglas Fortunato, que comenta como o volante ajudou o time na defesa: “Sua participação sem bola foi muito importante para equipe. Atuações defensivas que mostraram sua grande capacidade de recuperar a profundidade (ou seja, suas costas) e cobrir muitos espaços no campo”, contou, antes de demonstrar em vídeo:
Enquanto se destacou na Libertadores, também foi bem no Brasileirão. Assim, sua média foi de 0,9 interceptações por partida, além de 3,2 desarmes. Sua valência de ‘cão de guarda’ o colocou no posto de maior ladrão de bolas da competição nacional: “Seja correndo para trás, bem como se antecipando ao adversário, roubou muitas bolas”, explicou Douglas sobre João Gomes.
Seleção do Campeonato Brasileiro
O jogador ainda ficou na seleção do campeonato, sendo um dos dois flamenguistas na equipe recheada de jogadores do Palmeiras, campeão brasileiro. Ou seja, do Mais Querido, apenas Arrascaeta e João Gomes aparecem nos 11 melhores jogadores do Brasileirão. Veja:
Weverton (Palmeiras); Marcos Rocha (Palmeiras), Gustavo Gomez (Palmeiras), Murilo (Palmeiras), Piquerez (Palmeiras); Scarpa (Palmeiras), João Gomes (Flamengo), André (Fluminense), Arrascaeta (Flamengo), Cano (Fluminense), Pedro Raul (Goiás).