Jorge Jesus se emociona ao falar de lenda do Flamengo e diz que ajudou o futebol do Brasil

Em palestra de um evento sobre gestão esportiva, o técnico Jorge Jesus celebrou sua passagem pelo Flamengo. O atual treinador do Benfica afirmou que ajudou numa mudança de entendimento no futebol brasileiro. O Mister ainda se disse emocionado ao conhecer Zagallo e Pelé. As declarações foram nesta terça-feira (12), em Portugal.

- Advertisement -

De acordo com o Jorge Jesus, seu legado no Flamengo foi além das taças que conquistou. Para o Mister, a visão sobre um futebol mais moderno foi um dos seus feitos no país:

“O jogador brasileiro, quando tem a posse de bola, não se preocupa. Ele sabe conviver com a bola, independente do fato de ter um, dois ou três jogadores marcando. O convívio com a bola sempre foi mais importante que outros aspectos do jogo. Mas é preciso saber jogar sem a bola. Os jogadores brasileiros não conheciam tão bem o jogo sem bola. Que a tática é tão importante quanto a parte técnica. Foi preciso muito trabalho para fazê-los entender. Sem vaidade, isso começou a mudar depois da nossa passagem pelo Brasil”, disse na palestra.

- Advertisement -

Ao revelar as suas filosofias no esporte, Jesus explicou que há diferenças grandes entre o estilo de jogo praticado no Brasil em relação à Europa. No entanto, declarou que buscou encurtar essas distâncias táticas:

“O que tentamos passar quando estivemos no Flamengo é que a equipe precisava jogar mais ligada, mais próxima e compactada. Isso fez com que o nosso jogo ficasse mais rápido. Aqui na Europa os jogadores notam que há menos tempo e espaço para pensar”, falou Jorge Jesus.

E prosseguiu, mas rasgando elogios ao jogador brasileiro:

“No Brasil tem mais espaço, mas isso está mudando com o tempo. Já não há mais apenas só o posicionamento tático, há muita pressão sobre quem tem a bola, mas com pegada ou não os jogadores brasileiros têm muito talento individual. E as vezes não há tática que resista ao talento individual”, elogiou.

Jorge Jesus se emociona ao falar de Zagallo e Pelé

Entretanto, não foi apenas o Flamengo que deu o tom da palestra. Jorge Jesus lembrou da sua paixão pelo futebol a partir de grandes estrelas do Brasil, como Zagallo e Pelé. Mas se emocionou ao lembrar do encontro com o Velho Lobo:

CONFIRA: Estrela de Portugal e do Atlético de Madrid fala sobre jogar no Flamengo

“Na minha adolescência, não havia o acesso à comunicação mas víamos os Mundiais e eu era um apaixonado pelo jogo e pelo futebol. Mas as primeiras vezes que vi os Mundiais, era jogador e miúdo, lembro-me das seleções do Brasil na Espanha em 1982 e no México em 1986. Zagallo, dos cinco títulos que o Brasil tem, ele está em quatro. Condecorou-me e homenageou-me como melhor treinador no Brasil. Alguma vez me passou na cabeça que seria esta referência que me ia condecorar como melhor do Brasil?!”, indagou, demonstrando emoção.

Foi ao falar de Pelé que Jorge Jesus demonstrou toda sua reverência ao futebol brasileiro. Segundo o treinador, o futebol arte o encantou:

“O meu percurso pela paixão pelo futebol arte era o futebol brasileiro. O Pelé fez com que o Brasil fosse falado Ontem fez 59 anos que o Santos jogou aqui. Ganhou de 5 a 2, mas eu era um menino. Então, tudo isto está na minha relação com o futebol brasileiro. Não vou falar em táticas”, finalizou Jesus.

Precisamos do seu apoio para fazer o melhor site de jornalismo sobre o Flamengo. Clique AQUI e saiba como se tornar nosso apoiador!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here