O comentarista Juca Kfouri afirmou hoje no podcast “Posse de Bola”, do UOL, que o público de 27 mil pessoas no Maracanã, alto para um jogo em que o Flamengo, com um time formado por jovens oriundos da base e jogadores pouco aproveitados no ano passado, enfrentou o Macaé, se explica pelo fato de que “o Flamengo é a única coisa boa acontecendo no Rio de Janeiro” neste momento.

— Tem uma onda, que é mais que uma onda, um tsunami, uma energia. Em bom português, a única coisa boa que está acontecendo no Rio de Janeiro há algum tempo se chama Clube de Regatas do Flamengo. É a única coisa boa. Porque a água tá envenenada, porque o governador manda dar tiro na cabecinha… O que mantém a alegria do Rio de Janeiro, que é o cartão de visita deste país… Eu digo isso sempre e vou repetir, e não é por ser filho de mãe carioca: o Brasil só será o país que a gente quer que o Brasil seja no dia em que o Rio de Janeiro voltar a ser o que o Rio de Janeiro já foi E eu sou testemunha, que o Rio de Janeiro nos anos 50, 60 você olhava e dizia: esse país vai dar certo, pelo que você via no Rio de Janeiro. E isso infelizmente se desvaneceu nas últimas décadas. Mas o Flamengo não. O Flamengo mantém o Rio de Janeiro vivo. Isso é inestimável.

O jornalista disse que o sucesso do Flamengo no ano passado não basta para explicar o interesse do torcedor na partida. Ele citou que o primeiro jogo do Corinthians, time para o qual torce, após a conquista do Mundial em 2012 teve apenas 12 mil torcedores presentes no Pacembu,

Juca ainda defendeu o endurecimento do Flamengo nas negociações para renovar o contrato do Carioca com a TV Globo.

´– Independentemente de arrogâncias de cartola, certas coisas precisam ser ditas como elas são. O Flamengo é maior do que os outros. Eu não quero convencer ninguém. Eu estou constatando: o Flamengo é maior do que os outros. O Flamengo dá mais audiência, e o Flamengo hoje é campeão da Libertadores, heptacampeão brasileiro. Se o Flamengo, depois de tanto amargor, não fizer neste momento valer a situação que tem, vai valer quanto? No Rio, é disparado o Flamengo. Você quer o quê?