Juninho Pernambucano acusa torcida do Flamengo de xenofobia; clube publica Nota Oficial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

O crime de racismo é previsto no Artigo 20 da Lei 7.716 da Constituição de 1989. Diz o texto da Carta Magna brasileira: “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou procedência nacional”. Foi a essa acusação que a maior torcida do Brasil foi submetida na tarde desta sexta-feira santa, 30, durante o programa Seleção Sportv apresentado por André Rizek, no canal SporTV.

Na bancada de comentaristas estava Juninho Pernambucano, ex-jogador de Sport e Vasco e atual comentarista de futebol. O assunto girava em torno das mudanças deflagradas no dia anterior, que culminaram com a saída do treinador Paulo César Carpegiani, do diretor-executivo Rodrigo Caetano, do gerente de futebol Mozer, do auxiliar técnico Jayme de Almeida e do preparador físico Marcelo Martorelli.

Juninho pediu a palavra e mostrando-se bastante nervoso proferiu críticas pesadas à gestão de futebol do Flamengo. No entanto, as críticas começaram a recair sobre a torcida.

— A torcida tira o Éverton para improvisá-lo na lateral, para que o Vinicius Junior pudesse jogar. E o Renê é ruim. Como que o Renê é ruim e chegou ao Flamengo? Cada um tem sua característica. O Renê é feio, é nordestino e não é amigo de ninguém. Isso é a realidade. O Brasil é preconceituoso. O brasileiro é preconceituoso. E a torcida da massa é preconceituosa. — disparou o ex-meia.

Não é a primeira vez que Juninho entra em polêmica com a torcida do Flamengo. Ano passado gerou revolta por defender ardorosamente a titularidade de Márcio Araújo, volante que boa parte da torcida não gostava. Recentemente a coisa se agravou quando enfrentou xingamentos e ameaças de morte, algumas com injúrias xenofóbicas, de alguns torcedores do Flamengo nas redes sociais. O jogador pediu para não comentar a final da Taça Guanabara entre Flamengo e Boavista. O principal motivo para os xingamentos foi a crítica de Juninho à provocação de Vinicius Junior contra o Botafogo.
 

Veja o vídeo com o comentário

 
https://www.youtube.com/watch?v=clfyOsVNb0A&feature=youtu.be
 

O Flamengo publicou Nota Oficial rebatendo as acusações de Juninho Pernambucano. Leia na íntegra:

 
“O Renê é feio, nordestino e não é amigo de ninguém. O brasileiro é preconceituoso e a torcida da massa é preconceituosa”. A afirmação é do ex-jogador e atual comentarista Juninho Pernambucano, feita hoje no “Seleção Sportv”, para justificar a não utilização do lateral-esquerdo do Flamengo na partida da última quarta-feira (28).

O Clube de Regatas do Flamengo vem a público lamentar profundamente a acusação grave e infeliz e tem certeza de que o profissional desconhece profundamente a história rubro-negra escrita por Dida, Zagallo, Junior, Nunes, Bebeto, Obina, Ronaldo Angelim, entre outros.

Somos o time Mais Querido do Brasil por nossa pluralidade. Não somos uma “torcida de massa”, somos uma Nação. Estamos espalhados nos 26 estados, no Distrito Federal, somos de todas as cores, credos, tamanhos e gêneros. Somos do sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste. Somos do Brasil e do exterior. Somos todos, menos alguns! Na nossa arquibancada a mistura de sotaques, rostos, classe social e, tudo que forma o ser humano, estará sempre presente.

O Flamengo sempre estará à frente de todas as lutas. Seja contra o racismo, pela luta da mulher por respeito no trabalho, causas sociais e tudo que for relevante para construir um mundo melhor. Nosso DNA não combina com discriminação, muito menos com a xenofobia.

Vale ressaltar que o comentarista fez outras críticas, emitiu opiniões sobre atletas e o comando do clube. Democráticos e inclusivos que somos, respeitamos a liberdade de expressão, mas uma acusação de preconceito não podemos aceitar.

Por fim, a não utilização de Renê ou qualquer atleta do elenco restringe-se a escolhas táticas, técnicas e físicas, algo que certamente um comentarista e ex-jogador deveria saber.
 


Olá, grande rubro-negro! Quer entrar para o nosso grupo exclusivo de Whatsapp, participar de sorteios de livros incríveis sobre o Flamengo, ter acesso a matérias antes de todo mundo, virar blogueiro do Mundo Rubro Negro e ainda contribuir para o crescimento do projeto com o melhor conteúdo sobre Flamengo da internet? Entre para a nossa comunidade de apoiadores! Saiba mais clicando aqui.


Notícias do Flamengo

- Advertisement -

Blogs