Matheuzinho, Isla ou Rafinha? Veja a comparação dos números pelo Flamengo

Bruno Guedes
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MRN Informação | Bruno Guedes – Com a desistência oficial do Flamengo em contratar o lateral direito Rafinha, o elenco continuará com três jogadores para a posição: Matheuzinho, Isla e João Lucas. Entretanto, João deve ser emprestado ao Cuiabá. Com a ajuda do sofascore.com, o Mundo Rubro Negro comparou os números e os desempenhos dos principais atletas da camisa 2 das últimas temporadas.

Os dados levam em conta os primeiros 18 jogos de cada atleta no Rubro-Negro – vezes em que Matheuzinho atuou nos profissionais desde sua efetivação. Estão inseridos o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores. Mas não contabiliza o Campeonato Estadual de 2021, ainda em curso. Assim, o recorte foi especificado por mensurar exatamente o mesmo período para os três jogadores.

Apesar dos números parecidos entre eles pelo Flamengo, o jovem Matheuzinho, de 20 anos, leva ligeira vantagem ofensiva no quadro comparativo. Com quatro assistências, a cria da base acertou mais cruzamentos que os demais: 36% entre as tentativas.

Contudo, a promessa do Mengão ainda tem como desvantagem o seu lado defensivo. Mas, de acordo com o técnico Maurício Souza, o jogador vem aprimorando essa deficiência, segundo afirmou após a goleada de 4 a 1 sobre o Resende. Deste modo, foi quem menos duelos ganhou (42% deles) e menos desarmes efetuou, 18 no total.

Bem diferente de Rafinha. O lateral, muito experiente, tem como argumento a seu favor o equilíbrio tático. Efetivo no ataque e na defesa, o jogador de 35 anos fez 43 desarmes em suas partidas iniciais pelo Rubro-Negro. Mas foi o segundo melhor em duelos ganhos (52%).

No apoio, o ex-Flamengo também mostrou a força. O lateral precisou de 368 minutos para uma assistência, sendo quatro no total, e 22 passes decisivos. Entretanto, foi quem menos acertou cruzamentos neste período: 24% das tentativas.

Criticado por parte defensiva, Maurício Isla se destaca nesse quesito

Contratado para a posição de Rafinha, o chileno Maurício Isla apresenta bons números com a camisa rubro-negra. Sua vocação para o ataque, destacada por Rogério Ceni, foi vista nos primeiros 18 jogos e cinco assistências. Além disso, o atleta de 32 anos deu 40 passes decisivos neste período. A maior quantidade entre eles.

Contudo, apesar das críticas sofridas por suas qualidades defensivas, Isla apresentou os melhores dados nestas partidas analisadas. Foram 29 desarmes em 55% dos duelos ganhos, sendo 11 dribles sofridos. A menor quantidade entre os três na comparação. As faltas cometidas também foram inferiores às de Rafinha, 19.

Matheuzinho vem atuando pelo Campeonato Carioca e ganhando experiência. Dessa forma, é possível que ganhe mais espaços ao longo da temporada com o bom desempenho. Do mesmo modo, Isla deve ser o titular ao longo de 2021 nas principais competições. Mas como os dados mostram, a disputa pela vaga está aberta entre os jogadores.

Veja a comparação entre Matheuzinho x Isla x Rafinha

Primeiros 18 jogos:

Assistências: 4 – 5 – 4
Minutos para uma assistência: 216 – 272 – 368
Passes decisivos: 17 – 40 – 22
Acerto no cruzamento: 36% – 33% – 24%
Desarmes: 18 – 29 – 43
Dribles sofridos: 12 – 11 – 19
Duelos ganhos: 42% – 55% – 52%
Faltas: 14 – 19 – 25

Os números foram gentilmente cedidos pelo sofascore.com.

Notícias do Flamengo

Blogs