Na tarde desta sexta-feira, o movimento Flamengo Antifascista anunciou em seu Twitter uma vaquinha para pagar a pena imposta a dois torcedores. No dia 1º de abril, eles foram detidos por uma faixa que dizia “Morte aos torturadores de 64” na final do Campeonato Carioca.
Após o fato, tiveram que utilizar tornozeleira eletrônica durante um mês e foram impedidos de frequentar estádios até o fim de 2023.
Na última quarta, um acordo judicial liberou os torcedores de usar a tornozeleira em troca do pagamento de quatro baterias veiculares ao BEPE, no valor de 450 reais (duas baterias por torcedor). Contudo, os torcedores seguem afastados de jogos do Flamengo em âmbito nacional.
Durante a partida entre Flamengo x Goiás, o movimento Flamengo Antifascista levou outra faixa em protesto, com os dizeres “Os de 64 seguem aí!”. Era uma alusão aos torcedores punidos enquanto os torturadores seguem livres.
Leia também: Aldeia ianomâmi que ama Flamengo recebe doação de Diego Ribas
Como contribuir com a vaquinha
O link da vaquinha está disponível no perfil do movimento Flamengo Antifascista no Twitter. Além da vaquinha online, o movimento disponibilizou também uma chave pix para contribuir no acordo. Todas as demais informações estão na conta do Twitter do Flamengo Antifascista.
O advogado da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, Rodrigo Mondego, falou sobre o caso. De acordo com Rodrigo, os torcedores propuseram esse debate contra os torturadores da ditadura militar que não sofreram nenhum tipo de represália. Porém a Justiça do Rio de Janeiro não entendeu assim. Por fim, Rodrigo concluiu dizendo que, ainda que seja uma vitória a retirada das tornozeleiras eletrônicas, o pagamento pelas baterias foi uma punição maior. O advogado ainda fez questão de lembrar do ex-atleta do Flamengo Stuart Angel, morto pelo regime.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Chelsea é o novo interessado em tirar Lorran do Flamengo
- Eleição do Flamengo será acompanhada pelo Ministério Público
- Cucho Hernández pode chegar sem custos ao Flamengo; entenda
- Ingressos para jogo de despedida do Imperador estão à venda
- Berrío coloca Atlético Nacional de 2016 acima do Flamengo de 2019; assista