Além do mau momento vivido pelo Flamengo, o que tem me tirado do sério são as chuvas de reclamações nas redes sociais e grupos do WhatsApp. Na sua grande maioria, as reclamações são justas e corretas, mas confesso que viver num mundo cercado de reclamações é muito chato. Assim, propus que ao invés de reclamações, fossem feitas sugestões de mudanças no futebol Rubro-Negro. Eis aqui as feitas com mais frequência e as quais irei emitir minha opinião:
Autonomia ao novo vice-presidente de futebol Ricardo Lomba
Concordo. Bandeira de Mello nunca deveria ter acumulado a função. O Presidente do Clube deve estar presente no futebol, mas dar autonomia ao seu Vice Presidente e aos profissionais contratados para este trabalho. Tendo um papel parecido com o que sugeri para o CEO do Clube.
Demissão de Fernando Gonçalves, coordenador de psicologia
Concordo. A demissão de Fernando Gonçalves deveria ser imediata. As justificativas são inúmeras, mas a principal é o comportamento do time em campo. Não virou uma partida contra um adversário de respeito, se mostra apático e conformado com as derrotas. O Flamengo precisa contratar um profissional com trabalhos em grandes clubes e com um currículo indiscutível.
Demissão do gerente de futebol, Mozer
Não tenho como opinar, pois o que faz dentro do Clube é uma incógnita. Mais uma falha do Flamengo.
Demissão do Rodrigo Caetano
Discordo. Muitos dirão que é o responsável por este time, mas acho que é um dos responsáveis por o Flamengo ter este elenco. O fato do time não estar apresentando um bom futebol não pode ser atribuído a ele. Já se mostrou contrário a proteção de jogadores e não tem a autonomia necessária para o cargo que ocupa.
Demissão do clube ou afastamento do CEO Fred Luz do futebol
Concordo com a segunda opção. O CEO do Flamengo sempre é avaliado pelo futebol do Flamengo, quando entendo que deveria ser avaliado por tudo, em outras áreas do Clube, tem demonstrado um bom trabalho. Não acho que tenha que se afastar totalmente do futebol, mas deveria dar mais autonomia ao Diretor de Futebol e deixá-lo subordinado diretamente ao Vice Presidente de Futebol. Assim, acompanhando o futebol e interferindo pouco ou quando solicitado.
Troca de Victor Hugo, preparador de goleiros
Concordo. A fase vivida pelos antecessores do Diego Alves está ligada a preparação. O exemplo disso é o Alex Muralha, fez dois bons Campeonatos Brasileiros, sendo convocado para seleção brasileira e neste ano teve uma queda brusca de rendimento. Por onde passou, Victor Hugo teve mais comemoração na sua saída do que em sua chegada. O Flamengo precisa contratar um preparador de goleiros com bons trabalhos realizados recentemente.
Saída do goleiro Alex Muralha
Concordo em parte. Caso haja uma proposta, não me oporia a sua saída. Caso contrário, com um bom preparador de goleiros, tem condições de ser um bom reserva para o Diego Alves.
Saída do zagueiro Rafael Vaz
Concordo. Já demonstrou que não tem condições de vestir o Manto Sagrado, o emprestaria até o fim do seu contrato com o Flamengo.
Saída do volante Márcio Araújo
Concordo. Já demonstrou que não tem condições de vestir o Manto Sagrado. Não apenas pelo futebol medíocre, mas pelo espírito perdedor que parece ter contaminado quase todo elenco.
Saída do atacante Gabriel
Concordo. Em 5 anos não conseguiu ter uma sequência de boas atuações. Sempre é noticiado que tem um clube interessado, empresta com o valor do passe fixado e que vá ser feliz em outro lugar.
Saída do auxiliar de futebol Jayme de Almeida
Concordo. Tem DNA Rubro-Negro, mas não agrega mais valor ao time e aos técnicos, sempre sendo deixado de lado assim que possível. Além de ter um defeito grave, é defensor dos perebas e sempre que assume interinamente promove a volta deles ao time titular.
Empréstimo do meio-campista Matheus Sávio e do centroavante Felipe Vizeu
Concordo. Matheus Sávio ainda mostrou a que veio e um empréstimo para um time que dispute a série A ou B pode ser importante para que jogue, ganhe experiência e desenvolva seu futebol sem a pressão da torcida. Felipe Vizeu teve uma queda de rendimento e um empréstimo pode ser uma boa solução.
Contratação de um goleiro reserva
Concordo em parte. Caso Alex Muralha saia do Flamengo, concordo com a contratação de um bom goleiro para ser o reserva imediata do Diego Alves. Deixando Thiago a posição de terceiro goleiro.
Renovação do zagueiro Juan
Concordo. Zagueiro mais técnico do time e com DNA Rubro-Negro, figura importante dentro do elenco.
Contratação de mais um zagueiro
Concordo. Hoje o Flamengo somente pode contar com 3 zagueiros, Juan, Réver e Rodolpho. Vaz não traz confiança e Léo Duarte ainda não mostrou o motivo de ser promovido ao time principal. Além disso, Juan tem que ser poupado de alguns jogos por conta da idade. Assim, a contratação de um zagueiro ou quem sabe até dois deve estar entre a lista de contratações para o próximo ano.
Renovação do centroavante Guerrero
Concordo. Peça fundamental do time e que não só produz mais porque a bola não chega a frente com a frequência e qualidade que se deve. Apenas por conta da idade, condicionaria o recebimento do salário atual a um número mínimo de partidas e conquistas.
Contratação de um “bom finalizador”
Concordo. O Flamengo deveria contratar dois e não apenas um. Deveria contratar um atacante que saiba jogar fora da área e com finalização para ser companheiro do Guerrero. Outro para ser reserva imediato do Guerrero em caso de ausência deste.
Mudança no comportamento dos jogadores
Concordo. Essa é uma das principais mudanças que o Futebol Rubro-Negro deve sofrer. A Nação Rubro-Negra não merece e não aguenta mais um time tão apático e sem vibração como este. Poucos são os jogadores que demonstram indignação com as derrotas. A torcida quer um time com sangue nos olhos, como é tradição Rubro-Negra.
Transparência nas metas e atreladas a conquistas
Concordo. As metas não só do Futebol, mas de todo Clube deveriam ser exibidas no site e serem atreladas a conquistas. O Clube deve ter a mesma transparência com as metas com que tem com suas contas.
Bem, essas são as principais mudanças que foram sugeridas e como podem ver e concordo com a sua grande maioria. Gostara de lembrar a torcida, sócios, jogadores, profissionais do Clube e dirigentes que o Flamengo tem sempre que vir em 1º lugar. Espero que essa reflexão chegue aos dirigentes do Clube e que tenham sabedoria para absorvê-las da melhor forma possível e humildade para reconhecer os erros.
Saudações Rubro-Negras,
Bruno Baesso escreve no Blog Vivendo o Flamengo e também é um APOIADOR do MRN. Siga-o no Twitter: @BrunoCBB55
Imagem destacada nos posts e nas redes sociais: Gilvan de Souza / Flamengo